Teve problemas ao comprar durante a Black Friday? Veja onde e como reclamar
Maria Carolina Abe
Do UOL, em São Paulo
28/11/2019 20h37
Oito em cada dez brasileiros devem comprar algo nesta Black Friday, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (28). Se é o seu caso, vale tomar alguns cuidados para evitar dor de cabeça. Mesmo assim, pode ser que as coisas não saiam como planejado.
Veja onde e como reclamar se tiver problemas ao comprar durante a Black Friday.
Procon do seu estado
Se precisar fazer denúncias de oferta enganosa ou outro tipo de problema, o consumidor pode usar os canais de atendimento do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de seu estado ou cidade (veja aqui os contatos dos Procons).
Procon-SP
Especialistas do Procon de São Paulo trabalharão em horário estendido durante a Black Friday. O consumidor do estado pode fazer reclamações pelos seguintes canais:
- pelo site https://consumidor.procon.sp.gov.br/ (é preciso cadastrar-se ou fazer login; depois, clicar na aba Black Friday; preencher os campos relacionados à reclamação; no campo "Pedido, selecionar a opção "Fiscalização"; é possível incluir um print da tela relacionada ao problema).
- pelo aplicativo, em qualquer horário; o app deve ser atualizado nas lojas Play Store e App Store
- pelo telefone 151, das 8h de quinta (28) às 2h de sexta (29), e entre as 6h e as 22h de sexta (29)
O Procon-SP afirma que irá fiscalizar sites e lojas físicas durante o período.
Site Reclame Aqui
O site também montou um esquema especial de atendimento para a data. Os consumidores poderão fazer as reclamações pelos seguintes canais:
- site https://www.reclameaqui.com.br/
- pelo WhatsApp: adicione o telefone (11) 97062-2753 e envie uma mensagem; siga as orientações enviadas pela empresa
Quais os problemas mais comuns
Entre as queixas mais comuns, segundo o Procon-SP, estão:
- maquiagem de desconto (desconto oferecido sobre o preço não é real)
- mudança de preço ao finalizar a compra
- pedido cancelado após finalizar a compra
- produto ou serviço indisponível
- não entrega ou demora na entrega
- site falhando ou fora do ar
De acordo com o site Reclame Aqui, os produtos que motivaram mais reclamações foram:
- celular
- perfume
- plano pós-pago (de telefonia celular)
- redes online (games)
- serviços de entrega
- produtos para pets (especialmente coleiras e focinheiras)