Clientes relatam problemas para pausar parcelas da casa própria na Caixa
Do UOL, em São Paulo
28/07/2020 17h12
A Caixa anunciou que disponibilizou a pausa do pagamento de prestações da casa própria por mais dois meses, mas clientes têm reclamado que não conseguem pedir a prorrogação.
A medida começou a valer ontem (27), mas há relatos de problemas para acessar o aplicativo e para fazer o pedido por telefone, canais divulgados pelo banco para a solicitação. Procurada pelo UOL, e Caixa reafirmou que a prorrogação está disponível e atribuiu os problemas ao grande volume de acessos.
Pausa pode chegar a seis meses
Com a medida anunciada ontem, o período total de adiamento chega a seis meses. No início da pandemia, a Caixa pausou as cobranças por três meses. Depois adicionou mais um mês, e agora, mais dois.
A pausa vale para financiamentos de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida (Faixas 1,5, 2 e 3) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos.
Segundo a Caixa, os clientes pessoas física e jurídica que já tiveram a pausa temporária de 120 dias concluída poderão prorrogar o prazo por mais 60 dias. Quem ainda não optou por essa alternativa também poderá solicitar a pausa de 180 dias.
Para as empresas, a opção de pausa é válida para os financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de compra e construção de imóveis comerciais (modalidade individual). As opções de pagamento parcial dos encargos ou carência também serão estendidas para até 180 dias, porém não poderão ser utilizadas em conjunto com a pausa.
A Caixa informa que a pausa no pagamento não isenta o cliente da cobrança de juros, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados serão somados ao saldo devedor do contrato e diluídos nas parcelas restantes. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração.
Quem pode solicitar
Clientes pessoa física com contratos em dia ou com até 180 dias em atraso. Cientes que utilizaram o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para reduzir uma parte da prestação também podem optar pela pausa.
A pausa também está disponível para clientes pessoa jurídica com contratos em dia ou com atraso de até 60 dias (duas prestações).
Como solicitar
Pelo aplicativo Habitação Caixa, pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, ou de forma automatizada pelo 0800 726 8068, opção 2 - 4 - 2.
Os clientes pessoa jurídica podem solicitar a pausa para contratos de aquisição e construção de imóveis comerciais pelo número 0800 726 8068, opção 2 - 4, ou com o auxílio do gerente de relacionamento. Para contratos de financiamento à produção de empreendimentos, a solicitação pode ser realizada somente por meio do gerente de relacionamento, que deve ser acionado preferencialmente por meio eletrônico.
Canais de atendimento
A Caixa informou os seguintes canais de atendimento ao cliente:
- Aplicativo Habitação Caixa: disponível para os sistemas operacionais Android e iOS
- Telefones 3004-1105 ou 0800 726 0505, opção 7: disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
- Telefone 0800 726 8068, opções 2 - 4: disponível de segunda a sexta-feira, em qualquer horário, e aos sábados, de 10h às 16h