Topo

Chaves: Alta da energia vai significar aumento dos produtos finais

Do UOL, em São Paulo

30/06/2021 09h29

A colunista do UOL Gabriela Chaves disse hoje, em participação no UOL News, que o aumento do valor da taxa extra na conta de luz vai impactar os preços dos alimentos e de produtos da indústria.

Ontem, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu aumentar em 52% o valor da bandeira vermelha patamar 2, taxa extra cobrada em junho na conta de luz. A partir de julho, a taxa passa de R$ 6,243 por 100 kWh consumidos para R$ 9,49 por 100 kWh.

"O aumento da energia elétrica vai significar aumento dos produtos finais. Quando a gente fala da produção bovina, da produção de leite, por exemplo, é um processo que também envolve muita energia elétrica. Então, o cenário é realmente muito difícil quando a gente fala do aumento de preços, porque esse aumento de preço da energia elétrica não vai ser sentido só pelas famílias, mas também pela indústria", explicou Gabriela.

Ela destacou também que outras políticas deveriam ser estudadas, já que há estudos que mostram que a política de tarifação não reduz o consumo de energia.

"Nesse momento a gente deveria estar pensando em formas alternativas de produção de energia elétrica, como a eólica e solar, uma vez que a energia termoelétrica é mais cara do que o modelo que a gente tem hoje. Não é possível que um país do tamanho do Brasil, com tantos recursos naturais à disposição, fique dependente dessas duas formas de energia que estão encarecendo o bolso da população", acrescentou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chaves: Alta da energia vai significar aumento dos produtos finais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia