Embraer abre vagas de treinamento de engenheiros que permite projetar avião
Colaboração para o UOL, em São Paulo
06/07/2021 17h00
A Embraer abre inscrições para o PEE (Programa de Especialização em Engenharia), para capacitar engenheiros recém-formados a atuarem na empresa. Em parceria com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), o treinamento oferece o título de mestrado profissional em engenharia aeronáutica. Durante as etapas do curso é possível desenvolver projeto de aviões e de produtos e serviços do segmento.
As atividades são realizadas presencialmente na sede da empresa ou remotamente. As aulas são ministradas por profissionais da Embraer, professores do ITA e consultores contratados.
Para se inscrever é necessário ter conhecimento avançado em língua inglesa e ter concluído o curso de engenharia entre 2019 e 2021 nas seguintes modalidades: aeronáutica, aeroespacial, ambiental, automobilística, civil, computação, controle e automação, elétrica, eletrônica, energia, física, manufatura, manutenção, materiais, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, naval, produção, química, robótica, sistemas, software e telecomunicações.
Na primeira etapa de seleção é necessário realizar o cadastro de currículo e um teste de inglês online, que deve ser finalizado até 23h59 de 31 agosto deste ano, quando se encerram as inscrições
Programa de mestrado
A primeira fase do programa de mestrado tem como objetivo desenvolver as capacidades do aluno para atuação sistêmica. Serão aprendidos os fundamentos da aeronáutica, em diversas áreas, para a conscientização da correlação das tecnologias. Também acontecem atividades que introduzem os participantes na realidade da Embraer.
Na segunda etapa o estudante se especializará em sua área de interesse, dentre as oferecidas pelo programa no momento. As mais recentes foram: estruturas, sistemas, manufatura, suporte e manutenção.
Na fase três os participantes serão organizados em equipes multidisciplinares onde desenvolverão projetos de aviões, além de produtos e serviços do setor. Ainda são ensinadas outras capacidades, como: avaliação de mercado, estabelecimento de requisitos, concepção, projeto, produção, testes, operação, manutenção e descarte.
A quarta e última fase acontece após 12 meses do início da terceira, onde o aluno irá desenvolver sua dissertação de mestrado. Os temas são escolhidos a partir das prioridades tecnológicas da Embraer e do ITA.
O mestrando terá a orientação de um orientador industrial da Embraer e de um orientador acadêmico do ITA. A titulação do programa que completa 20 anos tem o reconhecimento do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do MEC (Ministério da Educação).