Doces de 'piroca' e 'pepeca': BH ganha filial da loja portuguesa La Putaria
Ígor Passarini
Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte
28/01/2022 18h38
Olhares curiosos, tímidos e empolgados. Quem passou pela região da Savassi, bairro boêmio de Belo Horizonte no final da tarde desta quinta-feira (27), teve a oportunidade de conferir a inauguração da primeira unidade internacional da padaria portuguesa La Putaria, que vende waffles, um doce de origem belga, em formato de "pepecas" e "pirocas".
Com preços entre R$ 21 e R$ 25, os "piroffles" e as "xoxoffles" são servidos com chocolate, Nutella, doce de leite, banana, morango e outras coberturas.
Os nomes no cardápio fazem referência a "dates", como "Contatinho", "Crush" e "Sugar Baby".
As empresárias Izabela Carvalho, 28, e Luiza Leão, 27, souberam da inauguração pelas redes sociais. "Acho que nem Belo Horizonte nem o Brasil tinha algo assim. Eu já conhecia a marca por causa do Instagram da loja de Lisboa e adorei quando vi que iam abrir aqui", disse Izabela.
"Achei uma iniciativa legal e ousada. Precisamos objetificar a comida", declarou o estudante Victor Guerra, 22, presente na inauguração.
A sex coach Mariana Trancoso, 32, disse que a abertura do estabelecimento é importante. "Ajuda a desconstruir, porque uma coisa puxa a outra. Por meio do produto, a pessoa também quebra o tabu —vagina e pênis não têm nada de anormal", diz.
Empresária é de BH e mora em Portugal
É a segunda unidade da padaria, que tem sede em Lisboa, Portugal. A capital mineira foi escolhida por ser a terra natal da fundadora e empresária, Juliana Lopes, 26. Ela e o namorado austríaco, Robert Kramer, 34, moram na Europa e abriram a padaria por lá há seis meses.
Segundo Juliana, um amigo deu a ideia do negócio e o casal fez algumas adaptações.
"No começo, achei engraçado e não levei tão a sério, mas o Robert gostou e disse que queria algo do gênero".
A receita da massa de waffle utilizada nas "pirocas" e "pepecas" foi desenvolvida por Juliana, junto com a mãe e a cunhada.
Ainda de acordo com a empresária, o produto foi muito bem aceito pelo público. "Não existe um padrão de público, porque é uma marca feita para ser leve e engraçada", disse.
O casal planeja ficar três meses em Belo Horizonte e depois voltar para Portugal. "A ideia é expandir para outras cidades no Brasil e na Europa", declarou Juliana.
Segundo eles, também está nos planos lançar franquias da marca.