Todos a Bordo

Todos a Bordo

Reportagem

Exímio piloto nas pistas e no ar: onde estão as aeronaves de Ayrton Senna?

Há 30 anos, o tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna morria na Itália após um acidente em uma corrida. Excelente piloto nas pistas, ele também nutria uma forte paixão por aeronaves.

Sim, ao contrário do que um certo coach andou falando, a família de Senna era dona de diversas aeronaves, que o próprio piloto comandava. Veja a seguir quais eram e onde estão algumas delas.

Helicóptero Esquilo

Helicóptero Esquilo, da Helimarte, que já pertenceu a Ayrton Senna
Helicóptero Esquilo, da Helimarte, que já pertenceu a Ayrton Senna Imagem: Alexandre Saconi

Senna gostava de pilotar seus helicópteros. Sua família chegou a ter não apenas um mas vários exemplares do modelo Esquilo, fabricado pela Helibras no Brasil.

Um deles sofreu um acidente em 1998, e deixou de voar. Outro é operado hoje por uma empresa de táxi aéreo no Nordeste.

O último voo de Senna como comandante de uma aeronave da família aconteceu no começo de abril de 1994, cerca de um mês antes de sua morte. Tratava-se do Esquilo de matrícula PT-HYO, que hoje é da empresa de táxi aéreo Helimarte.

O voo foi feito saindo da fazenda de Senna, em Tatuí (SP), rumo ao Campo de Marte, localizado na zona norte de São Paulo.

Avião Hawker 800

Com o bicampeonato mundial no bolso, Ayrton Senna volta ao Brasil (em frente ao avião que usava na temporada)
Com o bicampeonato mundial no bolso, Ayrton Senna volta ao Brasil (em frente ao avião que usava na temporada) Imagem: Folhapress
Continua após a publicidade

Entre os aviões de Senna, ele chegou a possuir um Hawker 800. Segundo o piloto Thiago Santin, comandante e consultor da Santin Consultoria Aeronáutica, o modelo era um BAe-125-800B, fabricado pela British Aerospace em 1990.

Senna comprou o avião no mesmo ano em que ele foi fabricado. A aeronave tem capacidade para levar até oito passageiros a bordo, além de voar a uma distância de até 4.400 km.

Sua velocidade é de cerca de 800 km/h, e mais de 1.000 unidade já foram entregues desde o início de sua fabricação, na década de 1970. O avião que pertenceu a Senna, hoje, voa por uma empresa nos EUA.

King Air F90

Outro avião que pertenceu à família de Senna foi o King Air F-90, fabricado pela Beechcraft em 1985. De acordo com Thiago Santin, o modelo é muito versátil, e é um dos favoritos no Brasil por sua facilidade em decolar e pousar em pistas curtas ou não pavimentadas.

Ayrton comprou o avião em 1992, e ele era capaz de levar até oito passageiros a bordo. Seu alcance é de até 2.400 km de distância, e chegava a cerca de 450 km/h em velocidade de cruzeiro.

Continua após a publicidade

O avião ainda voa no Brasil, e hoje é operado por uma indústria siderúrgica.

Outras aeronaves

Helicóptero que pertenceu a Ayrton Senna e hoje voa pela Helimarte, em São Paulo, é decorado em homenagem ao piloto
Helicóptero que pertenceu a Ayrton Senna e hoje voa pela Helimarte, em São Paulo, é decorado em homenagem ao piloto Imagem: Helimarte

A família de Senna ainda teve outras aeronaves, mas nem todas foram comandadas pelo piloto. Sempre que podia, Senna escolhia a matrícula delas colocando suas iniciais, "AS".

Uma delas foi um avião registrado nos EUA como N125AS. No Brasil, um de seus aviões tinha a matrícula PT-ASN, o AS de Ayrton Senna e o N era uma homenagem ao piloto Nelson Loureiro, amigo e instrutor de voo de Senna.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do informado na foto de abertura, Senna estava a bordo de um avião Embraer, e não em uma de suas aeronaves particulares. A informação foi corrigida.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes