Por que aéreas da Ásia e Oriente Médio dominam lista de melhores do mundo?
As companhias aéreas da Ásia e do Oriente Médio dominam nos últimos anos a lista de melhores empresas de aviação do mundo. No último ranking da Skytrax, considerado o "Oscar da aviação", isso se repete.
Confira as 10 primeiras e as conhecidas dos brasileiros, no ranking para o ano de 2022
- 1. Singapore Airlines
- 2. Qatar Airways
- 3. ANA All Nippon Airways
- 4. Emirates
- 5. Japan Airlines
- 6. Turkish Airlines
- 7. Air France
- 8. Cathay Pacific Airways
- 9. EVA Air
- 10. Korean Air
- 45. LATAM
- 48. Azul
As empresas da região também dominam diversas outras categorias da premiação, com as de melhor equipe de bordo, melhor primeira classe, melhor classe executiva, limpeza da cabine e melhores serviços de aeroporto.
Luxo e bom atendimento
Uma das características mais marcantes das companhias aéreas da Ásia e do Oriente Médio é o luxo proporcionado aos passageiros da primeira classe e da executiva. Os passageiros das áreas mais sofisticadas do avião encontram, dependendo da empresa, suítes com cama de casal, serviço de mordomo, chuveiro a bordo, entre outras regalias.
No entanto, mesmo os passageiros da classe econômica também recebem atenção especial das companhias asiáticas e do Oriente Médio.
Um dos motivos para as empresas da Ásia e Oriente Médio dominarem o topo do ranking é a cultura regional em prestar um bom atendimento, com constante treinamento.
O maior contribuidor para a qualidade do produto é a qualidade do treinamento das pessoas. E isso vale para a área de serviço, algo cultural de povos do oriente.
Em meio à riqueza do Oriente Médio, há ainda o lado cultural da ostentação naquela região do planeta - a exemplo dos carros de luxo como Porsches e Ferraris que desfilam nos Emirados Árabes.
Economia rica e estável
Outro ponto relevante para uma melhor qualidade na prestação dos serviços por parte das companhias aéreas da Ásia e Oriente Médio é a parte econômica. Com sede em países com riqueza abundante e economicamente estáveis, as empresas conseguem ter mais previsibilidade em relação aos negócios e planejar melhor os investimentos.
As companhias do Oriente Médio, maior região produtora de petróleo do mundo, ainda se beneficiam dos baixos custos do combustível. Ao aliviar a carga em um dos principais custos de uma companhia aérea, elas ganham fôlego para outros investimentos.
Nessa questão, a única companhia aérea de fora da Ásia e Oriente Médio entre as dez melhores do mundo é a alemã Lufthansa, com sede no país com a maior economia da Europa.
No caso das companhias norte-americanas, a maior economia do mundo, o problema são a concorrência e a cultura local. O importante ali não é tanto o luxo e sofisticação, mas o serviço eficiente a baixo custo.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberFonte: Claudio Fonseca, professor do curso de aviação civil
Deixe seu comentário