IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast UOL Investiga mostra elo do clã Bolsonaro com policiais bandidos

Podcast "UOL Investiga" estreia segunda temporada, chamada "Polícia Bandida e o Clã Bolsonaro" - Arte/UOL
Podcast "UOL Investiga" estreia segunda temporada, chamada "Polícia Bandida e o Clã Bolsonaro" Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

23/09/2022 03h58

O podcast "UOL Investiga" estreia nesta sexta-feira (23) sua segunda temporada, com o título "Polícia Bandida e o Clã Bolsonaro". Na temporada com quatro episódios —todos já disponíveis—, a colunista do UOL Juliana Dal Piva conta sobre a relação do clã Bolsonaro com policiais acusados por diversos crimes. Servidores públicos que usaram o treinamento recebido nas forças de segurança e depois foram apontados como milicianos. Ouça abaixo a segunda temporada.

No programa em áudio, a jornalista explica como essa ideia de que a polícia pode e deve matar acabou virando a pauta política de Jair Bolsonaro -uma política de morte que ele defendeu na tribuna da Câmara dos Deputados. Lugar usado também para defender, por exemplo, o ex-policial Adriano Nóbrega, um dos maiores assassinos de aluguel do Rio de Janeiro.

Logo no primeiro episódio, a jornalista traz uma radiografia dos policiais que o clã premiou com medalhas da cidade e do estado do Rio ao longo de 20 anos. Essa foto, cheia de homenageados, tem pelo menos 75 policiais que responderam processos por corrupção, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e homicídio.

A proximidade do clã com Adriano Nóbrega é tema do segundo episódio: uma relação reforçada por Fabrício Queiroz, envolvido no esquema de rachadinha e que teve destaque na primeira temporada do podcast. Além de homenagear Adriano, Jair Bolsonaro chegou a visitá-lo na cadeia. Quem acompanhar o podcast poderá ouvir um raro registro da voz de Adriano obtido com exclusividade.

O episódio três se aprofunda na história de como Flávio e Jair Bolsonaro quiseram diferenciar milicianos enquanto mantinham relações com Adriano Nóbrega, que crescia no crime organizado. Juliana Dal Piva traça um perfil com dados inéditos tanto do miliciano como da viúva dele, Julia Lotufo.

No quarto episódio está a história completa do roubo da moto de Jair Bolsonaro, crime que mobilizou parte da polícia do Rio, e como ele simbolizou vários problemas da segurança pública.

A primeira temporada do podcast, chamada "A Vida Secreta de Jair", trouxe revelações sobre o envolvimento direto do presidente da República no esquema ilegal de entrega de salários de assessores quando exerceu seguidos mandatos de deputado federal. O programa foi lançado em junho de 2021 e, agosto de 2022, um episódio bônus trouxe atualizações sobre as investigações do caso.

Você pode ouvir o podcast UOL Investiga no Youtube, no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, na Amazon Music e em todos os tocadores de podcast.