Topo

INSS paga 2ª parcela do 13º salário para novo grupo; veja calendário

Beneficiários com NIS de final 1 ou 6 serão os primeiros a receber a segunda parcela do 13º Imagem: Luis Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

03/07/2023 04h00

O INSS começa a pagar nesta segunda-feira (3) a segunda parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários que recebem acima de um salário mínimo (R$ 1.320).

Quem recebe e datas

Beneficiários com NIS terminado em 1 ou 6 serão os primeiros a receber. Depois, vêm os aposentados e pensionistas com NIS (Número de Identificação Social) de final 2 ou 7. Lembre-se: o que vale é o dígito antes do traço (veja o calendário completo mais abaixo).

Pagamentos começam hoje e vão até 7 de julho. O 13º será pago no mesmo dia que o benefício de junho. Para quem ganha até um salário mínimo, os depósitos começaram antes, em 26 de junho, e também terminarão no próximo dia 7.

Segunda parcela pode ser menor por causa do Imposto de Renda. Em 2023, o governo atualizou a tabela do IR e, por isso, menos segurados serão descontados. O valor já está disponível para consulta na página do INSS ou no aplicativo Meu INSS.

Segundo o governo, 30 milhões de pessoas receberão o 13º. Ao todo, serão pagos R$ 62,6 bilhões aos beneficiários nesta antecipação.

Primeira parcela começou a ser paga em maio

Primeira parcela já foi paga entre maio e junho. Têm direito ao 13º todos os segurados do INSS que tenham recebido em 2023 auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

13º normalmente é pago no segundo semestre, mas governo tem antecipado. Este é o terceiro ano seguido em que o benefício começa a ser pago no primeiro semestre. Antes disso, as parcelas do 13º eram depositadas em agosto e novembro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

INSS paga 2ª parcela do 13º salário para novo grupo; veja calendário - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia