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Efeito Katz: como experimento revolucionou jeito de distribuir casas

Barraca de uma pessoa em situação de rua na Califórnia, EUA Imagem: MediaNews Group/East Bay Times v/MediaNews Group via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/06/2024 04h00

Um ensaio realizado em 1994 nos Estados Unidos trouxe luz a como uma vizinhança pode influenciar na trajetória dos membros de uma família. Liderado pelo professor de Harvard Lawrence F. Katz, o estudo tentou entender o que pode levar uma pessoa a ascender socioeconomicamente.

Como foi o estudo?

A pesquisa foi realizada com famílias que viviam em bairros mais vulneráveis e com outras que foram sorteadas por um programa social chamado "Moving to Opportunity" (Movendo-se para a oportunidade, em tradução livre), onde elas tinham a chance de viver em regiões com menores índices de pobreza e com mais segurança.

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A ideia era estudar como seriam os efeitos dessa mudança ao longo das gerações e se elas se beneficiariam de uma maior infraestrutura, como acesso a parques, bibliotecas e escolas.

As famílias foram divididas em três grupos de forma aleatória. O primeiro recebeu um voucher de pagamento de aluguel que só poderia ser usado em um bairro de baixa pobreza, o segundo seria para qualquer bairro, e o terceiro teve se manteria no local de origem em uma área desfavorecida.

Quais foram as conclusões?

Não foram observados efeitos significativos no emprego de adultos ou na educação de crianças, mas os benefícios na saúde para adultos e jovens do sexo feminino foram "substanciais", conforme relata o resumo do artigo.

Com isso, em 2015, outros pesquisadores ao lado de Katz realizaram uma revisão do estudo, para aprofundar o entendimento da melhoria de vida das crianças.

A conclusão foi a de que houve uma melhoria substancial na educação e na renda para as crianças destas famílias que se mudaram para bairros com mais infraestrutura.

A descoberta, por sua vez, levou a outra conclusão: "a probabilidade de as crianças ganharem mais do que seus pais diminuiu nas últimas décadas de cerca de 90% para as crianças nascidas na década de 1940 para 50% para as crianças nascidas na década de 1980", segundo informou a equipe Raj Chetty, um dos co-autores da revisão do estudo.

Assim, os pesquisadores perceberam que há outros fatores que podem moldar a trajetória de uma criança durante o crescimento, como networking, por exemplo.

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