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Sem exageros ou picaretas: deixe seu LinkedIn atraente para ser contratado

Bárbara Muniz Vieira

Colaboração para o UOL, em Ottawa (Canadá)

12/07/2024 04h00

O engenheiro de software Guilherme Eric, 27, saiu da empresa onde trabalhava havia três anos para ir para uma empresa nova após uma abordagem de um headhunter, ou caçador de talentos. "Foi em 2021, no meio da pandemia. Na época, trabalhava como programador na empresa em que eu estava, e o headhunter me ofereceu uma vaga mais pomposa como 'engenheiro de software'. Eu mudei para uma empresa muito mais madura em todos os sentidos e com muitos outros profissionais super competentes. Senti que me tornei um profissional mais completo, maduro e também mais independente financeiramente. Ah, e é um emprego home office também. Então me impactou super positivamente", diz ele.

Guilherme Eric diz que foi encontrado pelo LinkedIn. E como ser encontrado pelo LinkedIn? Veja dicas de especialistas.

Comece pelo seu currículo

Antes de mais nada, invista em criar um currículo atraente. Pode criar em um programa de textos mesmo. Para cada cargo que você desempenhou, inclua as atividades, principais projetos e conquistas (não apenas prêmios, mas o que você fez que levou ao reconhecimento).

Não se preocupe com o número de páginas do currículo —o importante é que ele seja completo. Pode ter uma ou seis páginas, dependendo do seu tempo de carreira. O importante é a qualidade, de acordo com a headhunter Naira Klaus, headhunter e fundadora da consultoria de recrutamento People Human Resources.

Depois de finalizar o currículo, leve essas informações para o LinkedIn. Quanto mais completo for o seu perfil em termos de atividades, projetos e realizações, mais atenção ele vai chamar dos recrutadores.

Guilherme Eric trocou de emprego após uma abordagem de headhunter via LinkedIn Imagem: Arquivo pessoal

Disponibilize um contato

Deixe seu contato disponível na seção "Sobre" do LinkedIn. Por um lado, incluir o telefone facilita o contato, pois, caso contrário, o recrutador só conseguirá falar com você depois de estar conectado na rede. Klaus afirma que deixar o telefone facilita o contato dos headhunters, já que mesmo os planos pagos da plataforma têm um limite de mensagens que podem ser enviadas por dia por esses recrutadores.

Especialistas em segurança, porém, alertam que o telefone pode facilitar o contato de golpistas também. Na dúvida, deixe disponível como contato um endereço de e-mail que você checa frequentemente.

O que mais compartilhar no LinkedIn?

Histórias que mostram desafios superados, mudanças de carreira ou marcos importantes. É o caso de eventos como conseguir uma promoção após muito esforço, ou iniciar um novo projeto.

Divulgação de conclusão de cursos, certificações e diplomas importantes. São formas de você demonstrar seu compromisso com o aprendizado contínuo e seu desenvolvimento pessoal.

Fale de problemas e resultados

Listar resultados é uma das dicas de especialistas. No caso do engenheiro de software Guilherme Eric, ele aplicou um modelo conhecido como framework CAR no seu perfil na rede profissonal —a sigla para Contexto, Ação e Resultado. "Ou seja, dentro de cada uma de suas experiências, destacar o seu principal desafio, qual foi sua ação nesse desafio, e qual foi o resultado", afirma.

Essa dica é essencial no caso de vagas de tecnologia. Esse método permite que eles forneçam respostas estruturadas e detalhadas, o que facilita para o entrevistador entender claramente a situação enfrentada, as ações tomadas e os resultados alcançados.

Como fazer? Por exemplo, um candidato pode explicar como solucionou um problema técnico complexo, as etapas que seguiu e as ferramentas que utilizou e, finalmente, os resultados, como a redução do tempo de inatividade do sistema ou a melhoria da performance. "Isso não só demonstra a competência técnica do candidato, mas também a sua capacidade de gerar impacto positivo na empresa", diz Giovana Vides, headhunter e líder em recrutamento de TI na Consultoria de Recrutamento People Human Resources.

Vale falar da vida pessoal?

Pode parecer estranho, mas existem, sim, assuntos pessoais que podem ser bem vistos na rede. Seguro Naira, é possível compartilhar:

Atividades de voluntariado. Elas mostram o envolvimento e a preocupação do candidato com causas sociais.

Compartilhar como você equilibra suas responsabilidades profissionais e pessoais pode oferecer insights para humanizar a imagem. Isso pode incluir hábitos de saúde mental (yoga, meditação), exercício físico, estratégias de gestão de tempo, ou momentos importantes com a família. Isso também pode incluir atividades como artes, leitura, ou qualquer outra atividade que a pessoa adore e que contribua para seu bem-estar.

Relatar como você lidou com mudanças significativas, como uma mudança de cidade, adaptação a novas tecnologias ou transições de carreira. São assuntos que podem inspirar a sua rede.

Um exemplo são os perfis profissionais de triatletas. Demonstram que possuem disciplina, dedicação, que são capazes de superar desafios e que sabem equilibrar vida pessoal e profissional.
Naira Klaus, headhunter e fundadora da consultoria de recrutamento People Human Resources

O que não postar no LinkedIn?

Lembre-se de que o LinkedIn é uma rede profissional. Para outros tipos de postagens, como fotos de férias com a família, fotos dos filhos ou discussões pessoais, existem outras redes sociais, como Instagram e Facebook.

"No LinkedIn, evite falar mal de empresas anteriores, expor experiências pessoais como demissões, e discutir política ou religião. Tudo o que você posta no LinkedIn pode ser visto por sua rede e potenciais empregadores, por isso, mantenha o foco em conteúdo relevante e profissional para fortalecer sua imagem na plataforma", afirma Naira.

O que são os "picaretas" de redes sociais?

Esses perfis utilizam as plataformas para se autopromover de maneira exagerada e, muitas vezes, enganosa. Normalmente, não têm a devida experiência ou credibilidade para sustentar suas afirmações. Os picaretas costumam:

  • Publicar constantemente textos sobre seus "sucessos" e "realizações" sem fornecer detalhes concretos ou verificáveis;
  • Usar depoimentos falsos ou exagerados para atrair seguidores e vender seus serviços ou produtos;
  • Produzir conteúdo que parece profundo ou inspirador à primeira vista, mas que carece de substância ou de originalidade;
  • Promover cursos, workshops ou mentorias prometendo resultados milagrosos sem base prática ou teórica sólida.

Como reconhecê-los? Klaus tem uma lista de sugestões:

  • Pesquise sobre a formação acadêmica e as certificações mencionadas. Picaretas frequentemente exageram ou fabricam essas informações;
  • Observe se há inconsistências nas histórias ou na linha do tempo das realizações mencionadas. Mudanças frequentes de narrativa podem ser um sinal de alerta;
  • Verifique a autenticidade dos depoimentos apresentados. Depoimentos genéricos, sem detalhes específicos, podem ser fabricados;
  • Avalie a profundidade e a originalidade do conteúdo publicado. Picaretas tendem a compartilhar conselhos vagos ou clichês sem insights práticos;
  • Analise as interações com a audiência. Comentários genuínos e perguntas autênticas tendem a receber respostas substanciais, enquanto picaretas frequentemente evitam discussões detalhadas;
  • Consulte outras fontes confiáveis na área para obter feedback sobre o indivíduo.

Como ser encontrado por headhunters?

Faça bem o básico. É importante ter uma boa foto no perfil (clara e profissional), manter o perfil sempre atualizado e com o máximo de informações (atividades, projetos e resultados).

Algumas vagas são mais difíceis de preencher. As empresas até abrem exceção para candidatos sem experiência na área, mas desde que tenham o perfil que a empresa procura. Os mais buscados são:

Profissionais com uma sólida trajetória em suas áreas de atuação. Em especial, aqueles que ocupam ou ocuparam posições de liderança e têm um histórico comprovado de realizações. Perfis que detalham responsabilidades e resultados obtidos são super atraentes

Para vagas técnicas, são buscados candidatos com certificações relevantes e habilidades específicas. É o caso de conhecimentos avançados em tecnologia, engenharia ou finanças. Habilidades em áreas como cibersegurança, desenvolvimento de software e análise de dados são particularmente valorizadas

Perfis que demonstram habilidades de gestão, capacidade de liderar equipes e gerenciar projetos são altamente valorizados.

A fluência em inglês é essencial, especialmente para posições que envolvem comunicação com equipes internacionais ou parceiros globais.

Profissionais que mostram adaptabilidade a mudanças e habilidades para inovar em suas áreas são muito procurados. Demonstrar experiências em que você teve que se adaptar rapidamente a novas situações ou liderar iniciativas inovadoras pode atrair a atenção dos recrutadores

Por incrível que pareça, enfrentamos dificuldades sempre que uma vaga exige inglês fluente. Muitos profissionais afirmam ter fluência, mas, quando vamos testar, não é bem assim. Sempre que alguém me pergunta como pode se diferenciar no mercado, eu digo: estude inglês.
Naira Klaus, headhunter e fundadora da consultoria de recrutamento People Human Resources

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