Por 'cópia da cópia', Burger King dará sanduíche a advogados
Renato Pezzotti
Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)
08/01/2025 17h22
O Burger King lançou hoje (08) seu novo sanduíche: o BK Taste.
Para promover a novidade, a rede de lanchonetes fará uma promoção: os advogados que possuem carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) poderão retirar um sanduíche gratuitamente, entre os dias 13 e 15 de janeiro, em 240 drive-thru da marca (a lista dos locais você confere aqui).
O lançamento foi anunciado nas redes sociais da empresa. No vídeo promocional, a marca coloca um ator como advogado, contratado para defender o sanduíche contra as argumentações de que o lançamento 'é uma cópia do sanduíche da concorrência'.
Relacionadas
O argumento é que a opção rival (não citada no vídeo) 'foi criada para imitar o Whopper' — e, assim, o 'BK Taste seria uma cópia do próprio Burger King'.
Assista ao vídeo:
A ação estará disponível nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, limitada a um sanduíche por CPF, e enquanto durarem os estoques. A marca não informa quantos sanduíches pretende distribuir.
O Brasil tem mais de 1,4 milhão de advogados, segundo censo de 2023 do conselho federal da OAB — 380 mil deles somente no estado de São Paulo.
Nova provocação
Em 2021, o BK já havia provocado o McDonald's por causa da semelhança entre os sanduíches.
Em uma das peças da campanha (veja abaixo), a rede publicou uma imagem dos lanches, com o produto concorrente desfocado, e a frase "O sonho do Big (tarja preta) é crescer e virar Whopper".
A imagem veio seguida do texto: "Quando o deboche só não é maior que o tamanho do sanduíche? marca aquele amigo que não tá pronto pra esse debate":