Após atritos, Gleisi elogia pautas econômicas de Haddad: 'Muito positivas'
Do UOL, em São Paulo
28/03/2025 18h56
Após atritos com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, elogiou as pautas econômicas conduzidas pelo colega no governo Lula (PT). A declaração foi feita durante entrevista ao UOL News, do Canal UOL.
Eu já tive divergências com o ministro Fernando Haddad, vocês sabem, todos sabem, devido ao arcabouço, à política fiscal, mas isso foi aprovado, passou, viramos a página. Eu disse na minha posse que vim para cá [governo] para somar e ajudar.
A condução da área econômica é a condução do ministro Haddad. Eu vou fazer todo o possível para ajudar que as matérias definidas pelo Ministério da Fazenda tenham sucesso no Congresso Nacional. Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais no governo Lula
Relacionadas
Gleisi tomou posse como ministra no governo Lula no início de março. A mudança faz parte da reforma ministerial que o chefe do Executivo realiza com foco em frear sua queda de popularidade e preparar a gestão para a reeleição petista em 2026.
Antes disso, no entanto, Gleisi já havia feito algumas críticas à política econômica do governo: em dezembro de 2024, por exemplo, a cúpula do PT —sigla da qual era presidente— divulgou carta aberta e classificou o ajuste das contas públicas apresentado por Haddad como "austericídio fiscal". Em 2023, os dois já haviam discordado sobre a relação entre o resultado primário e crescimento da economia.
Em entrevista ao Canal UOL, a ministra elogiou as pautas levadas pela área econômica ao Congresso Nacional, como a isenção do IR (Imposto de Renda) e o novo programa de empréstimos e créditos consignados.
Obviamente, se eu for chamada para opinar sobre essas matérias e conteúdos, darei a minha opinião. Mas acho que estamos num momento com matérias muito positivas da área econômica. Eu citei duas aqui, que são grandes e importantes, no Congresso.
A isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e os empréstimos consignados. E ainda teremos outras matérias importantes da área de microeconomia. Eu vim para ajudar e estou ajudando.
Eu acho que temos tudo para termos bons resultados. A nossa economia está crescendo mais que a previsão do mercado, baixo índice de empresa... Ou seja, os indicadores econômicos são muito bons. Temos a questão dos alimentos, o que, de fato, sai um pouco desses indicadores.
Então, o meu papel aqui é ajudar. Precisamos de um governo unido, fortalecido, para enfrentar os nossos desafios. Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais no governo Lula
Oposição vai colocar Bolsonaro acima dos interesses do país se pedir obstrução, diz Gleisi
A oposição vai colocar Jair Bolsonaro acima dos interesses do Brasil se pedir a obstrução para acelerar a votação da proposta que anistia os presos do 8/1, afirmou Gleisi Hoffmann.
Não sei se a oposição vai conseguir sozinha obstruir. Quando eu falo em oposição, falo no PL, ou se vai conseguir outros partidos nesse movimento de oposição e pela anistia do Bolsonaro obstruir a pauta.
É muito ruim e fica muito feio para quem pede a obstrução porque coloca Bolsonaro à frente dos interesses do país e do povo brasileiro. Nós temos projetos importantes.
Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais no governo Lula
Assista ao trecho da entrevista:
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa: