IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

SDE notifica CSN e Usiminas sobre possível concentração

13/09/2011 10h50

SÃO PAULO (Reuters) - A Secretaria de Direito Econômico (SDE) enviou na segunda-feira notificações que pedem informações sobre as compras de participação na Usiminas feitas pela Companhia Siderúrgica Nacional desde o início do ano.

O órgão, vinculado ao Ministério da Justiça, afirmou nesta terça-feira que até agora não recebeu notificação sobre um eventual ato de concentração entre as empresas, o que motivou as notificações.

No mês passado, a CSN anunciou que tinha cerca de 15% das ações preferenciais e 11,3% dos papéis ordinários da Usiminas, e que continuava avaliando alternativas estratégicas em relação a esse investimento. Com essas participações a CSN já tem direito a um lugar no conselho de administração da Usiminas.

Atualmente, o controle da Usiminas é dividido entre os grupos Nippon Steel, Camargo Corrêa, Votorantim e Caixa dos Empregados da empresa.

Reportagens da imprensa nos últimos dias afirmam que a CSN fez uma oferta pelas participações de Votorantim e Camargo Corrêa, mas não teria recebido resposta. As notícias foram negadas pela CSN.

Segundo a assessoria da SDE, as notificações podem acabar acarretando em obrigação das empresas emitirem um comunicado de concentração ao sistema brasileiro de defesa da concorrência, com o processo sendo encaminhado à Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), vinculada à Fazenda, e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

A Usiminas não pode comentar o assunto de imediato e a representantes da CSN não estavam disponíveis para falar sobre o assunto.

(Por Alberto Alerigi Jr.)