Deloitte é acusada de não detectar fraude em empresa de hipoteca
26 de setembro (Reuters) - A Deloitte Touche Tohmatsu Ltd [DLTE.UL], a maior empresa de contabilidade e consultoria do mundo, foi acusada nesta segunda-feira (26) de não detectar fraude em suas auditorias em uma das maiores empresas privadas de hipoteca que quebrou durante a crise dos financiamentos imobiliários nos Estados Unidos.
O curador da massa falida da Taylor, Bean & Whitaker Mortgage Corp, ou TBW, e uma das maiores subsidiárias da empresa apresentaram queixa em um tribunal da Flórida alegando perdas conjuntas de US$ 7,6 bilhões.
A Deloitte "certificou a TBW como uma empresa solvente, viável, com precisas demonstrações financeiras em todos os anos, de 2001 a 2008", disse um dos denunciantes.
"Apesar das credenciais da Deloitte e a experiência como uma das quatro grandes empresas de contabilidade, essas declarações --e o quadro róseo que eles pintavam da TBW-- eram completamente falsas", afirmou.
Um porta-voz da Deloitte não pôde ser contatado imediatamente para comentar a queixa.
Esta foi a mais recente ação judicial envolvendo uma das grandes empresas de contabilidade em relação à participação na crise de crédito.
PriceWaterhouse Coopers, KPMG e Ernest & Young também estão enfrentando acusações sobre os padrões de auditoria por parte de investidores que coletivamente buscam recuperar bilhões de dólares perdidos no colapso financeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.