IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Usiminas deve fazer oferta de ações, afirma jornal

Alberto Alerigi Jr

Da Reuters, em São Paulo

18/06/2012 09h08

A Usiminas, maior produtora de aços planos do país, deve fazer uma oferta de ações para aumentar capital diante de pesados investimentos em mineração em um momento de fraca geração de caixa, publicou nesta segunda-feira (18) um jornal.

Segundo o "Valor Econômico", que não identificou as fontes, "informações nos últimos dias indicam que já está tomada a decisão pela diretoria, conselho e os acionistas controladores Nippon Steel e grupo Techint".

A operação de aumento de capital pode vir acompanhada de venda de ativos, segundo o jornal, que citou que a Usiminas contratou o BTG Pactual no ano passado para atrair compradores para a Usiminas Automotiva -que produz componentes para caminhões e ônibus- e para a Usiminas Mecânica, de bens de capital.

O processo foi suspenso com a entrada da Techint no bloco de controle neste ano. O jornal não indica quando as operações poderiam ocorrer. Representantes da Usiminas não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

Em 11 de junho, debenturistas da Usiminas aprovaram pedido da empresa para descumprimento de índices acordados de endividamento ao final dos segundo e quarto trimestres deste ano. A aprovação ocorreu mediante manutenção de limite máximo de dívida que não ultrapasse o endividamento total do primeiro trimestre de 2012.

No primeiro trimestre, a Usiminas, que enfrenta um ambiente de demanda fraca de aço no mercado interno e excesso de oferta internacional e tenta melhorar a competitividade ante rivais autossuficientes em energia e minério de ferro, sofreu prejuízo de R$ 37 milhões, o primeiro resultado trimestral negativo desde o primeiro trimestre de 2009.