Topo

Ainda não é hora do BCE encerrar políticas expansionistas, diz presidente do BC francês

22/03/2017 10h02

FRANKFURT (Reuters) - Está claro que ainda não é a hora de o Banco Central Europeu (BCE) parar de buscar políticas monetárias expansionistas, mesmo com a inflação indo em direção à meta, disse o presidente do banco central francês, François Villeroy de Galhau, nesta quarta-feira.

Ainda assim, a política monetária do BCE não é predeterminada com base na divisão entre "doves" e "hawks", de modo que ela evolua com base nas circunstâncias econômicas, disse Villeroy, que participa do Conselho do BCE, em uma conferência empresarial em Frankfurt.

"Estamos razoavelmente confiantes de que a inflação vai convergir para perto da nossa meta em 2019", disse Villeroy.

"Dado esse progresso, deveríamos parar de buscar uma política monetária expansionista? Nesta etapa, a resposta é claramente não", acrescentou.

Depois de anos de estímulo sem precedentes, o BCE enfrenta pedidos para apertar a política monetária, especialmente porque a inflação aumenta de forma acentuada, devido à recuperação dos custos de energia.

Mas o BCE tem argumentado que a alta da inflação é apenas temporária e que suas políticas monetárias ultrafrouxas, incluindo juros negativos e trilhões de euros em compra de ativos, ainda são necessárias para conseguir uma inflação duradoura.

(Por Balazs Koranyi e Francesco Canepa)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ainda não é hora do BCE encerrar políticas expansionistas, diz presidente do BC francês - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia