Topo

China diz que EUA culparem Xi por bloquear acordo comercial é acusação "fictícia"

19/07/2018 09h31

PEQUIM (Reuters) - A China afirmou nesta quinta-feira que as declarações feitas por uma autoridade sênior da Casa Branca acusando o presidente chinês Xi Jinping de bloquear o progresso de um acordo para evitar uma guerra comercial é "chocante" e uma acusação "fictícia".

Os Estados Unidos e a China adotaram neste mês tarifas sobre 34 bilhões de dólares em importações um do outro em uma intensificação da disputa comercial que vem afetando os mercados financeiros.

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou com mais tarifas a menos que Pequim concorde em mudar suas práticas de propriedade intelectual e planos de subsídio industrial de alta tecnologia.

Na quarta-feira, Larry Kudlow, que chefia o Conselho Econômico da Casa Branca, afirmou acreditar que autoridades chinesas de menor escalão querem um acordo, incluindo o assessor econômico de Xi, Liu He. Mas que Xi se recusa a fazer mudanças em relação à transferência de tecnologia.

Questionada sobre as declarações de Kudlow, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, disse: "O fato de uma relevante autoridade dos Estados Unidos ter inesperadamente distorcido os fatos e feito acusações fictícias é chocante e além da imaginação."

A China fez todos os esforços para evitar uma intensificação dos atritos comerciais, disse Hua, reiterando que o país não quer uma guerra comercial mas não tem medo dela.

(Reportagem de Michael Martina)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

China diz que EUA culparem Xi por bloquear acordo comercial é acusação "fictícia" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia