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Heineken vê resultado maior em 2019 após alta de venda de cerveja em todas as regiões em 2018

13/02/2019 13h00

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - A Heineken, segunda maior cervejaria do mundo, disse nesta quarta-feira que vendas maiores de cerveja e consumidores optando por bebidas mais caras elevarão o lucro da companhia em 2019, depois do grupo ter obtido crescimento em todas as regiões em que opera no ano passado.

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A Heineken disse que o crescimento da receita deve ficar acima da média da indústria e que o lucro operacional deve crescer em média na mesma taxa de 6,4 por cento de 2018.

Custos de cevada, alumínio e transporte devem subir, mas o impacto de moedas estrangeiras pode finalmente se tornar positivo depois que a depreciação em relação ao euro reduziu as receitas em cerca de 1 bilhão de euros por ano nos últimos três anos.

Os analistas estão esperando resultados de 2018 acima do esperado, com uma visão mais positiva sobre efeitos cambiais, embora a previsão de crescimento do lucro operacional esteja amplamente alinhada com a visão do mercado.

A cervejaria holandesa se beneficiou no ano passado com a Copa do Mundo de Futebol e com um verão quente em grande parte da Europa e alcançou crescimento adicional em seus dois principais mercados, México e Vietnã.

A marca Heineken aumentou as vendas em 7,7 por cento, o maior crescimento em mais de uma década, com expansão na África, no leste da Europa e nas Américas.

Apesar disso, a margem operacional caiu por efeitos cambiais e expansão da empresa acima do esperado no Brasil, onde as margens estão abaixo da média do grupo.

O lucro operacional da Heineken excluindo efeitos não recorrentes subiu 6,4 por cento em 2018, para 3,87 bilhões de euros, ante expectativa média de analistas de 3,85 bilhões.

(Por Philip Blenkinsop)

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