Topo

Exigência para atos de concentração no sistema financeiro deve ser alta, diz indicado à diretoria do BC

26/02/2019 13h30

BRASÍLIA (Reuters) - O nível de exigência para atos de concentração no sistema financeiro deve ser alto, defendeu nesta terça-feira o indicado à diretoria de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, afirmando que esta é uma das formas de fomentar a concorrência, pavimentando o caminho para juros mais baixos aos tomadores de crédito.

Em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, ele afirmou que redobrará a "vigilância ferrenha" na análise de atos de concentração, tanto horizontais, feitos entre concorrentes no mesmo mercado, como verticais, entre empresas em mercados correlatos.

Veja também

"Atos de concentração devem ser analisados caso a caso, com base na regra da razão. Dito isso, à luz da atual estrutura dos mercados de crédito, de pagamento e de capitais, o sarrafo para a autorização de novos atos de concentração, horizontais ou verticais, me parece que deve ser colocado em nível elevado", afirmou.

Nesse sentido, ele elogiou a atuação do BC em relação ao investimento do Itaú na XP Investimentos. O BC chamou a atenção ao ser mais duro do que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ao avaliar a operação, impedindo o banco de ficar com o controle da empresa de serviços financeiros até pelo menos 2026. [nL1N1V10XE]

"Por um lado, o Banco Central permitiu um investimento que fortalece a XP, uma empresa inovadora que desafia instituições tradicionais no mercado de investimentos. De outro lado, impediu que o investidor tenha qualquer ingerência na administração e na gestão das operações da XP, garantindo que ela continue desafiando as instituições tradicionais. Quem ganha é a intermediação financeira, a produtividade e o consumidor", disse.

Mello também afirmou que reformas como a duplicata eletrônica e o cadastro positivo vão aumentar a segurança na concessão de crédito e vão incentivar maior concorrência ao igualar as condições entre os que já estão no mercado e os que querem entrar para competir.

(Por Marcela Ayres)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Exigência para atos de concentração no sistema financeiro deve ser alta, diz indicado à diretoria do BC - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia