Topo

Antes de emitir US$10 bi em títulos, Aramco reporta lucro maior que o da Apple

01/04/2019 14h30

Por Davide Barbuscia e Rania El Gamal

DUBAI (Reuters) - A Saudi Aramco, maior produtora de petróleo do mundo, obteve lucro de 224 bilhões de dólares no ano passado, quase três vezes maior que o da Apple, apontaram números da estatal saudita divulgados nesta segunda-feira, antes do lançamento de seus títulos internacionais.

Veja também

Antes relutante em divulgar suas finanças, a Aramco teve de revelá-las para obter um grau de recomendação público e iniciar a emissão de seus títulos internacionais.

Apesar do grande lucro, a gigante estatal do petróleo foi classificada por agências de crédito em linha com a Arábia Saudita, o que significa que a economia lenta do reino pesará sobre o custo de empréstimo da Aramco, conforme a empresa prepara sua estreia no mercado de títulos.

Os lucros da Aramco ultrapassam os da Apple, classificada pela "Forbes" como a principal empresa em termos de lucro no ano passado, quando registrou lucros normalizados de 81,1 bilhões de dólares.

O ministro da Energia saudita, Khalid al-Falih, disse mais cedo neste ano que a venda de títulos planejada pela Aramco levantaria cerca de 10 bilhões de dólares, mas fontes bancárias apontam que a transação pode ser maior.

O acordo de títulos planejado é a transação inaugural da Aramco em mercados internacionais. A empresa ainda planeja lançar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em 2021, com expectativa de gerar 100 bilhões de dólares, tendo adiado suas emissões de empréstimo, inicialmente previstas para 2018.

As agências de classificação de risco Fitch e Moody's deram à Aramco graus de recomendação A+ e A1, respectivamente, mas ambas disseram que sem as coações de classificação da Arábia Saudita, a empresa estaria em nível semelhante a petroleiras como Exxon Mobil, Chevron e Shell.

(Reportagem adicional de Hadeel Al Sayegh e Sylvia Westall em Dubai e Stephen Kalin em Riad)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Antes de emitir US$10 bi em títulos, Aramco reporta lucro maior que o da Apple - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia