Topo

Sentimento do consumidor alemão piora para janeiro, mostra GfK

20/12/2019 08h56

BERLIM (Reuters) - O humor entre os consumidores alemães deteriorou-se inesperadamente para janeiro, mostrou uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, sugerindo que os gastos das famílias na maior economia da Europa podem enfraquecer no início do próximo ano.

O indicador de sentimento do consumidor, publicado pelo instituto GfK e com base em uma pesquisa com cerca de 2 mil alemães, caiu para 9,6, ante 9,7 em dezembro. Uma pesquisa da Reuters com analistas previa um aumento para 9,8.

Relacionadas

Os gastos das famílias se transformaram em um impulsionador constante e confiável do crescimento na Alemanha, ajudados por empregos recordes, altos aumentos de salários e custos de empréstimos historicamente baixos, oferecendo uma proteção contra problemas relacionados ao comércio.

O pesquisador do GfK Rolf Buerkl disse que os consumidores estão mais pessimistas quanto às perspectivas gerais de crescimento econômico. Eles também reduziram suas expectativas de renda pessoal, com o subindicador do GfK caindo para o nível mais baixo em mais de seis anos.

"As notícias sobre cortes de empregos em alguns setores industriais, como a indústria automobilística e os fornecedores, estão levando a expectativas de renda menos otimistas", disse Buerkl.

O instituto Ifo espera que a economia alemã ganhe força no quarto trimestre, prevendo uma taxa de crescimento trimestral de 0,2% após expansão de 0,1% no terceiro trimestre.

Para 2019 como um todo, o governo previu um crescimento de 0,5%, o que seria o desempenho mais fraco desde 2013. A Alemanha espera uma recuperação modesta, com crescimento de 1,0% no próximo ano.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sentimento do consumidor alemão piora para janeiro, mostra GfK - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia