Topo

Lucro trimestral do JPMorgan cresce 21% e fica acima do esperado

14/01/2020 11h28

(Reuters) - O JPMorgan Chase & Co , o maior banco dos Estados Unidos, reportou nesta terça-feira lucro trimestral acima do esperado, com receitas de operações com ativos financeiros (trading) e taxas de subscrição mais elevadas compensando fraqueza na área de varejo.

O lucro líquido do banco somou 8,52 bilhões de dólares, 2,57 dólares por ação, no trimestre encerrado em 31 de dezembro, ante 7,07 bilhões de dólares, ou 1,98 dólar por ação, um ano antes. A receita líquida cresceu 9%, para 29,21 bilhões de dólares.

Relacionadas

Analistas esperavam, em média, lucro de 2,35 dólares por ação, segundo dados da Refinitiv. Não ficou claro imediatamente se os números relatados eram comparáveis ​​com a estimativa.

O desempenho forte na negociação de títulos ajudou a receita com trading como um todo, dissipando preocupações sobre o impacto da disputa comercial entre China e EUA e desaceleração do crescimento global.

"Enquanto enfrentamos um alto nível contínuo de questões geopolíticas complexas, o crescimento global se estabilizou, embora em um nível mais baixo, e a resolução de algumas questões comerciais ajudou a apoiar a atividade dos clientes e do mercado até o final do ano", disse o presidente-executivo do JPMorgan, Jamie Dimon, em um comunicado.

A receita de negociação (trading) de renda fixa subiu 86%, para 3,4 bilhões de dólares, em comparação com um ano antes, quando a volatilidade atingiu os mercados de títulos. A receita dos mercados acionários aumentou 15%, para 1,5 bilhão de dólares.

A performance robusta na mesa de operações do banco compensou uma fraqueza surpreendente no setor de varejo.

A receita do banco de varejo caiu 2%, para 6,4 bilhões de dólares, afetada principalmente por margens de depósito mais baixas. A receita com financiamentos imobiliários caiu 5%, para 1,3 bilhão de dólares.

O total de empréstimos, excluindo aqueles para habitação, aumentou 3% no trimestre. O crédito à habitação caiu 17%.

O resultado do JPMorgan abre a temporada de balanços para os bancos norte-americanos e é considerado uma medida da saúde da economia.

(Reportagem de Anirban Sen em Bengaluru e Elizabeth Dilts Marshall e Sweta Singh em Nova York)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lucro trimestral do JPMorgan cresce 21% e fica acima do esperado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia