Topo

Gasto do consumidor dos EUA desacelera em janeiro

28/02/2020 10h41

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - Os gastos dos consumidores norte-americanos aumentaram menos do que o esperado em janeiro, uma perda de ímpeto que pode ser exacerbada pelo rápido crescimento do coronavírus, que provocou uma forte liquidação no mercado de ações e reavivou os temores de uma recessão.

Relacionadas

O Departamento de Comércio dos EUA informou nesta sexta-feira que os gastos dos consumidores, que representam mais de dois terços da atividade econômica norte-americana, aumentaram 0,2% no mês, uma vez que o clima ameno atípico reduziu a demanda por aquecimento e as vendas em lojas de roupas.

Os dados de dezembro foram revisados para cima para mostrar que os gastos do consumidor subiram 0,4%, em vez do aumento de 0,3% relatado anteriormente. Economistas consultados pela Reuters previam que os gastos dos consumidores avançariam 0,3% em janeiro.

Os mercados monetários aumentaram suas apostas na perspectiva de mais cortes de juros pelo Federal Reserve. O banco central dos EUA cortou sua taxa três vezes no ano passado. O surto de coronavírus pode desafiar o desejo do Fed de manter a política monetária em modo de espera pelo menos até o final de 2020.

Com os gastos dos consumidores mornos, a inflação permaneceu benigna. Os preços ao consumidor, medidos pelo índice de gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês), subiram 0,1% em janeiro. O índice foi retido por uma queda de 0,7% no custo de bens e serviços de energia, sobrepujando um ganho de 0,3% nos preços de alimentos.

O índice PCE subiu 0,3% em dezembro. Nos 12 meses encerrados em janeiro, acelerou 1,7%. Esse foi o maior ganho desde dezembro de 2018 e refletiu a saída das baixas leituras de 2019 do cálculo. O índice PCE avançou 1,5% em dezembro em relação ao ano anterior.

Excluindo alimentos e energia, componentes voláteis, o índice de preços subiu 0,1% em janeiro, após alta de 0,2% em dezembro. Isso elevou o aumento anual do núcleo da inflação para 1,6% em janeiro, ante 1,5% em dezembro.

O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida do Fed. O índice ficou aquém da meta de 2% do banco central norte-americano todos os meses de 2019.

Quando ajustados pela inflação, os gastos do consumidor avançaram 0,1% em janeiro, após subirem à mesma taxa no mês anterior. Isso sugere que os gastos do consumidor tiveram um início lento no primeiro trimestre, depois de esfriarem consideravelmente nos últimos três meses de 2019.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gasto do consumidor dos EUA desacelera em janeiro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia