Topo

Reino Unido deve considerar oposição a imposto digital conforme busca acordo comercial com EUA

02/03/2020 11h46

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido informou nesta segunda-feira que considerará a oposição norte-americana ao seu plano de impor um novo imposto digital sobre grandes empresas de tecnologia, como Google, Facebook e Amazon, em seus esforços para chegar a um acordo de livre comércio com os Estados Unidos.

Esperava-se que uma taxa de 2% sobre o dinheiro que grandes empresas de tecnologia ganham com usuários britânicos fosse introduzida no próximo mês.

Relacionadas

No entanto, a medida foi fortemente contestada por Washington, que afirmou que qualquer imposto desse tipo seria discriminatório e inapropriado.

"Observamos comentários sobre tributação digital e consideraremos isso como parte de nosso desenvolvimento de políticas", afirmou o governo britânico em seu mandato para negociações comerciais com os Estados Unidos.

Em janeiro, o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, disse que os EUA retaliarão qualquer movimento unilateral de taxar as maiores empresas de tecnologia do mundo.

"Se as pessoas quiserem colocar impostos arbitrariamente em nossas empresas digitais, consideraremos colocar impostos arbitrariamente em empresas de automóveis", disse ele.

O Reino Unido disse na época que não recuaria.

"É um imposto proporcional e deliberadamente concebido como um imposto temporário, portanto desaparecerá assim que houver uma solução internacional", disse Sajid Javid, que era ministro das Finanças na época e recentemente renunciou.

O país disse que deseja uma solução global para a questão da tributação de empresas digitais e está envolvido em discussões internacionais para encontrar uma.

O Reino Unido provavelmente fornecerá mais detalhes sobre sua proposta quando o substituto de Javid, Rishi Sunak, apresentar seu orçamento em 11 de março.

(Por Paul Sandle)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Reino Unido deve considerar oposição a imposto digital conforme busca acordo comercial com EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia