Topo

Unica prevê 95 usinas em operação na 1ª quinzena de abril, ante 85 em 2019

11/03/2020 17h08

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - Noventa e cinco usinas estão programadas para iniciar a moagem de cana da safra do centro-sul na primeira quinzena de abril, quando oficialmente começam os trabalhos da temporada 2020/21, contra 85 que operaram no mesmo período de 2019/20, de acordo com avaliação da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Relacionadas

O maior número de unidades que preveem iniciar a moagem da nova safra, na comparação com a temporada anterior, ocorre em meio a expectativas de analistas de que a produção de cana será maior, o que exige a antecipação dos trabalhos de algumas empresas, disse o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em entrevista à Reuters.

"A oferta de cana, o que está indicando, se tem na primeira quinzena de abril dez unidades a mais, a expectativa é que tenha igual ou mais oferta de cana na nova safra", disse Padua, lembrando que vários analistas estão projetando um aumento da colheita.

A moagem de cana do centro-sul do Brasil, maior região produtora do país, foi estimada, por exemplo, em 600 milhões de toneladas em 2020/21, aumento de 1,7% ante a temporada passada, de acordo com levantamento da Agroconsult, divulgado na véspera.

Em março, contudo, o número de unidades com início da moagem deverá ser de 63, dois a menos do que o total de usinas que retomou a moagem no mesmo mês do ano passado, acrescentou o diretor técnico.

"Foi o planejamento que as empresas fizeram, evidente, pode chover no local, aí atrasa", disse ele, lembrando que questões climáticas interferem na programação das atividades.

Nenhuma usina de cana do centro-sul iniciou a safra antecipadamente na segunda quinzena de fevereiro, mas a expectativa é de que 29 unidades o façam nesta primeira quinzena de março, afirmou mais cedo a Unica em nota.

A safra de cana no centro-sul começa oficialmente em 1º de abril, mas algumas unidades antecipam as atividades.

A Unica disse ainda, em nota, que havia quatro unidades de cana e 11 produtoras de etanol de milho em operação na entressafra no centro-sul na segunda quinzena de fevereiro.

A entidade também não registrou produção de açúcar no período.

CORONAVÍRUS

Questionado sobre o nervosismo dos mercados em função do coronavírus, e se isso de alguma forma afeta a programação das usinas, Padua afirmou que o setor terá que "conviver com isso" e que a volatilidade dos preços do petróleo não interfere na decisão das empresas de começarem mais cedo ou postergarem o início dos trabalhos.

"Vamos ver como se comporta, tenho que encontrar um preço, que seja possível vender, dependendo do preço de gasolina é o que terei de oportunidade para o etanol hidratado, ninguém vai atrasar safra por causa disso", comentou.

A derrocada dos preços do petróleo tem gerado dúvidas no setor sobre o mix de produção, se usinas destinarão mais cana para a produção de açúcar, por exemplo. Uma queda no preço do petróleo pode se refletir no valor da gasolina no Brasil, que ficaria mais competitiva frente ao etanol hidratado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Unica prevê 95 usinas em operação na 1ª quinzena de abril, ante 85 em 2019 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia