Topo

BC do Japão pode esclarecer que tem espaço para aprofundar juros negativos em revisão de março, dizem fontes

10/02/2021 08h44

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - O banco central do Japão pode considerar tomar medidas em sua revisão de março que esclareçam aos mercados que ele tem espaço para aprofundar os juros negativos de forma a apoiar a economia, disseram fontes familiarizadas com seu pensamento.

Relacionadas

As medidas podem incluir uma mudança na comunicação ou ajustes no sistema de reservas de três níveis do Banco do Japão, que aplica taxas negativas sobre uma pequena porção dos depósitos estacionados no banco central, disseram três fontes sob condição de anonimato.

Essas medidas dissipariam a visão dominante do mercado de que o banco central ficou sem ferramentas para aumentar o estímulo e não pode aprofundar os juros negativos devido ao custo de uma flexibilização prolongada, disseram.

Faltando ainda semanas para a revisão, não há consenso dentro do Banco do Japão sobre a decisão final, disseram as fontes.

À medida que a pandemia o obriga a manter um programa de estímulo massivo por um período prolongado, o banco central planeja anunciar no próximo mês maneiras de tornar suas ferramentas mais sustentáveis.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

BC do Japão pode esclarecer que tem espaço para aprofundar juros negativos em revisão de março, dizem fontes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia