Topo

Medo global de inflação atropela rali e índice recua após pico em 4 semanas

18/02/2021 18h41

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O crescente receio de que a escalada das commodities contaminará índices de preços pelo mundo esfriou o apetite de investidores por ativos de risco, arrastando o principal índice da Bovespa para baixo.

Relacionadas

Após ter esboçado novas máximas em um mês, de carona em ações de empresas de matérias-primas, o Ibovespa foi perdendo fôlego na sessão até fechar em baixa de 0,96%, aos 119.198,97 pontos. O giro financeiro da sessão somou 37,4 bilhões de reais.

Para profissionais do mercado, o rali das bolsas nos últimos meses está sendo desafiado por um equilíbrio cada vez mais precário, uma vez que a alta persistente de preços de produtos como petróleo e metais forçosamente levará autoridades monetárias no Brasil e no exterior a subir juros antes do previsto.

Isso, num momento em que os indicadores dão sinais erráticos sobre o nível de recuperação econômica em relação à crise provocada pela pandemia, levou investidores a posições mais conservadoras.

Nos Estados Unidos, a divulgação de um aumento surpreendente dos pedidos de seguro-desemprego, enquanto o Congresso do país ainda discute a aprovação de um novo pacote de estímulo de 1,9 trilhão de dólares, foi a senha para ordens de vendas de ações, enquanto o cenário não fica mais claro. Em Wall Street, o S&P 500 caiu 0,44%.

Por aqui, o anúncio de que a Petrobras vai reajustar preços do diesel e da gasolina a partir de sexta-feira deu força aos argumentos de que a Selic, hoje em 2% ao ano, terá que subir logo, mesmo com a atividade econômica ainda patinando.

A economista-chefe do Credit Suisse Brasil, Solange Srour, defendeu que o Banco Central comece a subir juro já em março.

Com isso, mesmo ações de empresas de commodities, que turbinaram o índice na véspera e no começo dos negócios desta sessão, foram perdendo força.

"Há uma percepção crescente de que há muitas pontas soltas em relação ao cenário", resumiu o analista técnico da Ativa Investimentos, Marcio Loréga.

DESTAQUES

- PETROBRAS caiu 1,08%, ilustrando a virada na sessão. Após ter chegado a subir 4,5%, na esteira do anúncio da empresa de alta de preços, o papel teve os negócios contaminados pela piora da percepção geral do mercado.

- VALE subiu 1,09%, uma das poucas do Ibovespa que resistiram no azul até o fim da sessão. CSN MINERAÇÃO estreou no pregão com avanço de 5,88%, apoiando sua dona CSN, com ganho de 1,12%.

- ITAÚ UNIBANCO perdeu 0,71%, sublinhando como a deterioração das expectativas para o cenário macroeconômico atingiu o setor bancário. BRADESCO recuou 1%.

- NOTREDAME INTERMÉDICA perdeu 3,34% e HAPVIDA teve queda de 1,63%, com as empresas que negociam uma fusão caindo após o grupo hospitalar Mater Dei ter pedido registro para uma oferta inicial de ações (IPO).

- KLABIN subiu 1,47% após a notícia de que o BNDES vendeu cerca de um quarto da sua posição na empresa, o que ajuda a ampliar a liquidez do papel.

- CARREFOUR BRASIL subiu 2,33%, após a varejista ter divulgado resultado trimestral robusto e previsto desempenho também animador para 2021.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Medo global de inflação atropela rali e índice recua após pico em 4 semanas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia