Topo

PIB da zona do euro desacelera no 4º trimestre e cresce 5,2% em 2021

A Eurostat estimou que o PIB da zona do euro em todo o ano de 2021 cresceu 5,2% em relação a 2020 Imagem: Pakin Songmor/Getty Images

Jan Strupczewski

Em Bruxelas

31/01/2022 07h38

O crescimento econômico da zona do euro desacelerou no quarto trimestre de 2021 contra os três meses anteriores conforme esperado, de acordo com dados divulgados hoje, mas ainda registrou forte expansão anual uma vez que o bom desempenho de França e Itália compensaram um trimestre muito mais fraco na Alemanha.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, afirmou em estimativa preliminar que o Produto Interno Bruto dos 19 países que usam o euro cresceu 0,3% no quarto trimestre sobre os três meses anteriores, registrando ganho de 4,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Economistas consultados pela Reuters esperavam alta trimestral de 0,3% e aumento anual de 4,7%, conforme a economia continua a se recuperar de lockdowns causados por ondas da pandemia de coronavírus.

A França, segunda maior economia da zona do euro, registrou crescimento trimestral de 0,7% no quarto trimestre e expansão de 5,4% na base anual, enquanto a Itália registrou alta de 0,6% e 6,4% respectivamente.

A Alemanha, maior economia da região, deve o desempenho mais fraco, com contração de 0,7% na comparação trimestral e crescimento de apenas 1,4% na base anual.

A Eurostat estimou que o PIB da zona do euro em todo o ano de 2021 cresceu 5,2% em relação a 2020, com base em dados trimestrais ajustados sazonalmente e ao calendário.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

PIB da zona do euro desacelera no 4º trimestre e cresce 5,2% em 2021 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia