Topo

Comerciantes de petróleo cortarão compras da Rússia a partir de 15 de maio

12.abr.2022 - O presidente russo, Vladimir Putin, faz pronunciamento no cosmódromo Vostochny, no leste da Rússia Imagem: Yevgeny Biyatov/Sputnik/AFP

Julia Payne

13/04/2022 17h51

As principais tradings globais estão planejando reduzir as compras de petróleo e combustível das petrolíferas estatais russas a partir de 15 de maio, disseram fontes, para evitar entrar em conflito com as sanções da União Europeia à Rússia.

A UE não impôs uma proibição às importações de petróleo russo em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, porque alguns países como a Alemanha são fortemente dependentes e não têm infraestrutura para trocar por alternativas.

Entretanto, as empresas estão encerrando as compras do grupo russo de energia Rosneft, pois buscam cumprir sanções existentes da UE que pretendiam limitar o acesso da Rússia ao sistema financeiro internacional, disseram as fontes.

A redação das sanções da UE isenta as compras de petróleo da Rosneft ou da Gazpromneft, que estão listadas na legislação, consideradas ?necessárias para garantir o fornecimento crítico de energia? para a Europa.

Os comerciantes estão lidando com o que significa "necessário", disseram as fontes. Isso pode abranger uma refinaria de petróleo que recebe petróleo russo através de um oleoduto, mas pode não abranger a compra e venda de petróleo russo por intermediários.

Tarders estão cortando as compras para garantir que estejam em conformidade até 15 de maio, quando as restrições da UE entrarão em vigor.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Comerciantes de petróleo cortarão compras da Rússia a partir de 15 de maio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia