Wall Street ganha com a alívio de preços ao produtor e com previsão otimista da Target
Por Sinéad Carew e Sruthi Shankar
(Reuters) - As ações dos EUA fecharam em ligeira alta na quarta-feira, com novos dados sobre a inflação reforçando as esperanças dos investidores de que o Federal Reserve já tenha terminado de aumentar as taxas de juros, enquanto as ações do varejo foram impulsionadas por uma previsão otimista da Target.
Relacionadas
As ações da Target subiram depois que a varejista previu um lucro para o quarto trimestre muito acima das expectativas, devido à redução dos custos da cadeia de suprimentos.
A perspectiva positiva da Target elevou as ações de outros varejistas, incluindo a Macy's e a Kohl's. O índice de bens de consumo básicos do S&P 500, que inclui a Target, esteve entre os principais ganhadores do setor durante a sessão.
As ações subiram na terça-feira, depois que uma leitura mais suave do que a esperada do índice de preços ao consumidor (IPC) aumentou o otimismo de que o Fed poderia evitar um novo aumento das taxas.
Dados adicionais na quarta-feira mostraram o maior declínio nos preços ao produtor em três anos e meio em outubro, devido ao barateamento da gasolina, oferecendo mais evidências de que as pressões sobre os preços estão diminuindo.
Também na quarta-feira, os dados de vendas no varejo mostraram um declínio menor do que o esperado de 0,1% em outubro, contra as previsões de uma queda de 0,3%, de acordo com economistas consultados pela Reuters.
"Esses dois dados reafirmaram a mensagem de terça-feira de que o Fed parece estar lidando muito bem com o pouso suave", disse Ronald Temple, estrategista-chefe de mercado da Lazard.
Após o grande movimento dos três principais índices de Wall Street na sessão anterior, Temple disse que os dados de quarta-feira "não mudam a narrativa".
O índice Russell 2000 avançou novamente, depois de fechar em alta de 5,4% na terça-feira, já que a perspectiva de estancar os aumentos das taxas proporciona um alívio especial para as empresas menores, que são mais dependentes de empréstimos com taxas flutuantes.
De acordo com dados preliminares, o S&P 500 ganhou 7,92 pontos, ou 0,18%, encerrando em 4.503,62 pontos, enquanto o Nasdaq Composite ganhou 14,88 pontos, ou 0,11%, para 14.109,26. O Dow Jones Industrial Average subiu 170,07 pontos, ou 0,49%, para 34.997,77.
O índice de referência S&P 500 e o Nasdaq, de alta tecnologia, registraram seus maiores ganhos percentuais diários em mais de seis meses na terça-feira, após os dados de preços ao consumidor.
Os operadores do mercado monetário precificaram totalmente as chances de que o banco central dos EUA manterá as taxas estáveis em dezembro, de acordo com a ferramenta Fedwatch do CME Group. Eles também consideram que o primeiro corte nas taxas do ciclo terá início em maio de 2024.
Os investidores também estavam atentos ao resultado da primeira reunião em um ano entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o líder chinês, Xi Jinping, na quarta-feira, esperando que as conversas pudessem aliviar o atrito entre as superpotências em relação a conflitos militares, tráfico de medicamentos e inteligência artificial.
Para ajudar ainda mais o clima, a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou um projeto de lei de gastos temporários que evitaria uma paralisação do governo, com amplo apoio de parlamentares de ambos os partidos.
Entre as ações individuais, a Walt Disney subiu após relatos de que o investidor ativista ValueAct Capital havia adquirido participação na empresa de entretenimento.
As ações da TJX caíram após a previsão de lucro para o trimestre atual virem abaixo das expectativas de Wall Street, sinalizando que os custos em espiral estavam pesando sobre as margens da varejista de produtos não essenciais.
As ações da Sirius XM se recuperaram depois que a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, adquiriu uma participação na empresa de entretenimento de áudio.