Concessões de empréstimos no Brasil sobem 2% em novembro e estoque de crédito avança, diz BC
SÃO PAULO (Reuters) - As concessões de empréstimos no Brasil subiram 2,0% em novembro na comparação com o mês anterior, informou o Banco Central nesta quinta-feira, com o estoque total de crédito avançando 0,9% no período, a 5,655 trilhões de reais.
O desempenho do estoque total de crédito decorreu das expansões de 0,8% na carteira de crédito destinado às empresas, que somou 2,2 trilhões de reais, e de 0,9% no crédito às famílias, emum total de 3,4 trilhões de reais.
Relacionadas
No mês, as concessões de financiamentos com recursos livres, nos quais as condições dos empréstimos são livremente negociadas entre bancos e tomadores, tiveram alta de 4,4% em relação ao mês anterior. Para as operações com recursos direcionados, que atendem a parâmetros estabelecidos pelo governo, houve queda de 15,5% no período.
Em novembro, a inadimplência no segmento de recursos livres, ficou em 4,8%, contra 4,9% no mês anterior.
Já as taxas bancárias médias tiveram queda em novembro. Os juros cobrados pelas instituições financeiras no crédito livre ficaram em 41,8%, um recuo de 0,8 ponto percentual em relação ao mês anterior.
Nos recursos direcionados, houve queda de 0,1 ponto no mês, a 10,9%.
O spread bancário, diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa final cobrada do cliente, caiu para 30,8 pontos percentuais nos recursos livres, contra 31,1 pontos no mês anterior.
A divulgação dos dados foi adiada do final de dezembro para o início deste ano devido a movimento dos servidores do Banco Central pela valorização da carreira.
(Por Camila Moreira)