Ações europeias encerram semana reduzida por feriado em baixa
Por Sruthi Shankar e Shashwat Chauhan
(Reuters) - As ações europeias encerraram a semana encurtada por feriado em baixa nesta sexta-feira, com empresas de luxo e fabricantes de bebidas alcoólicas liderando perdas, embora o foco tenha permanecido nos dados econômicos para obter pistas sobre a trajetória da taxa de juros e possíveis mudanças nas políticas dos Estados Unidos sob a Presidência de Donald Trump.
Relacionadas
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,49%, a 508,19 pontos, nas negociações de baixa liquidez após o feriado de Ano Novo.
Setores expostos à China, como mineradoras, artigos de luxo e montadoras ficaram sob pressão, mesmo depois que uma autoridade de Pequim disse que o país aumentará drasticamente o financiamento de títulos ultralongos em 2025 para estimular o investimento empresarial e iniciativas de estímulo ao consumidor.
Investidores têm se preocupado com a economia da China e com a iminência de uma guerra comercial com os EUA antes da posse presidencial de Trump em 20 de janeiro.
A bolsa francesa, que abriga a maioria dos principais nomes de luxo da Europa, registrou sua maior queda em um único dia em mais de sete semanas.
Os mercados acionários dos EUA tiveram um bom desempenho em 2024, ajudados pelo otimismo em relação à inteligência artificial e aos cortes na taxa de juros do Federal Reserve, enquanto a Europa, em contrapartida, registrou apenas ganhos marginais.
O STOXX 600 também atingiu recordes no ano passado, embora as preocupações com a desaceleração da economia europeia, a turbulência política na Alemanha e na França e a ameaça de tarifas do governo Trump tenham limitados os ganhos.
"A incerteza na Europa piorou a situação e pode ajudar a explicar a diferença de avaliação em relação aos EUA", escreveram economistas do Goldman Sachs em nota.
Eles recomendaram cautela em relação às empresas expostas a tarifas e disseram esperar que o mercado precifique uma medida de alívio fiscal alemão no futuro.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,44%, a 8.223,98 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,59%, a 19.906,08 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,51%, a 7.282,22 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,72%, a 34.127,62 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,22%, a 11.651,60 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,51%, a 6.444,69 pontos.