Nasdaq fecha em baixa e S&P 500 tem avanço modesto com taxas dos Treasuries em alta
Por Chuck Mikolajczak
NOVA YORK (Reuters) - O índice de tecnologia Nasdaq caiu nesta segunda-feira, enquanto o índice de referência S&P 500 se recuperou do menor nível em dois meses e obteve um leve ganho, conforme os rendimentos dos Treasuries permaneciam elevados, com investidores diminuindo as expectativas sobre o ritmo de cortes na taxa básica do Federal Reserve.
Relacionadas
Dados econômicos recentes indicaram uma economia resistente com pressões de preços persistentes, o que pressionou as ações. Os comentários das autoridades do Fed elevaram os rendimentos dos títulos. O S&P 500 teve perdas semanais em quatro das últimas cinco semanas.
As tarifas prometidas pelo presidente eleito Donald Trump também alimentaram as preocupações com a inflação.
Os rendimentos dos Treasuries subiram, com a taxa da nota de referência de dez anos em alta de 1,6 ponto-base, para 4,79%, atingindo um pico em 14 meses de 4,805%.
Os mercados estão precificando cerca de 27 pontos-base de cortes do Fed este ano, com 52,9% de chance de uma redução em junho.
"Há a preocupação de que veremos números mais altos de inflação, não tenho certeza de que seja esse o caso, mas essa é uma espécie de preocupação aqui e que vai demorar um pouco antes de vermos juros mais baixos novamente", disse Tim Ghriskey, estrategista sênior de portfólio da Ingalls & Snyder.
O Dow Jones subiu 0,86%, para 42.297,12 pontos. O S&P 500 ganhou 0,16%, para 5.836,22 pontos. O Nasdaq perdeu 0,38%, para 19.088,10 pontos.
O Dow foi impulsionado por um ganho de 3,93% no UnitedHealth Group depois que o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, propôs taxas de reembolso para 2026 para planos Medicare Advantage administrados por seguradoras privadas, o que resultaria em um aumento de 2,2% nos pagamentos. O setor de saúde do S&P 500 subiu 1,27%.
Os setores de serviços públicos e de tecnologia lideraram as quedas. Enquanto isso, o setor de energia subiu 2,25%, o maior ganho diário entre os 11 principais setores do S&P, uma vez que os preços do petróleo bruto continuaram a avançar.