Graciliano Rocha

Graciliano Rocha

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Como foi fechado o contrato da XP com João Fonseca, nova estrela do tênis

Sensação da mídia após ter batido o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, na estreia no Aberto da Austrália, o brasileiro João Fonseca, 18, passou a ser patrocinado pela XP Investimentos em junho do ano passado.

O contrato tem vigência até 2029 e prevê que o tenista (113º do ranking da ATP até o início do torneio) e toda sua equipe ostentem a marca da instituição financeira durante as competições.

Além disso, o arranjo prevê a participação do tenista em eventos da XP, como encontros com clientes e grandes eventos para o público de investimento, além de campanhas publicitárias.

Conforme a Bloomberg Línea, o jovem tenista é patrocinado ainda pela Rolex e pela fabricante de roupas esportivas ON, que tem o ex-número um do mundo Roger Federer como investidor.

O martelo com João Fonseca foi batido por Guilherme Benchimol, fundador e presidente do conselho da XP. Em 2023, Benchimol, ele próprio um entusiasta do tênis, viu João jogar em Wimbledon, quando ainda tinha 16 anos.

Naquela ocasião, segundo o próprio Benchimol, o empresário conheceu o tenista e sua família. Benchimol e a família do tenista não eram desconhecidos.

Os pais de João são Roberta e Christiano Fonseca Filho. Crico, como é conhecido por pessoas próximas no mercado financeiro, fundou a IP Capital Partners em 1988, uma das gestoras de investimentos mais tradicionais do Rio. Mesmo tendo contratado um profissional para cuidar da carreira do filho, os pais são ativos na gestão da sua carreira.

Em 2023, João Fonseca chegou a número um do ranking juvenil da ATP, foi campeão do US Open juvenil e se tornou uma das grandes promessas do tênis mundial. O contrato com a XP seria fechado doze meses mais tarde, em junho de 2024. Benchimol costuma publicar fotos do tenista em suas redes sociais.

"O João simboliza para a gente a conquista do impossível e valores como trabalho duro e muita resiliência. Quando o conhecemos, foi uma conexão de primeira", disse ao UOL a diretora de marketing da XP, Carolina Namora.

Continua após a publicidade

Segundo ela, o patrocínio a atletas encontra amparo em pesquisas internas da XP, segundo as quais 80% dos clientes têm interesse em esporte, seja como praticante ou como fã de alguma modalidade.

Valores milionários

As cifras de patrocínio são mantidas em sigilo. Valores dos contratos de patrocínio para tenistas entre os 100 melhores do ranking variam influenciados por fatores como desempenho, popularidade e capacidade de atrair patrocinadores.

De acordo com consultorias especializadas em esportes, um patrocínio master para um atleta posicionado entre 50 e 100 do ranking varia entre centenas de milhares a um milhão de dólares. É o dinheiro para bancar uma estrutura cara do tenista e equipe viajando, ao longo de todo o ano, para competições do circuito profissional nas Américas, Europa e Ásia.

O olimpo do tênis guarda valores astronômicos. Por exemplo, o italiano Jannik Sinner, que alcançou o top 10, assinou em 2022 um contrato de US$ 150 milhões por 10 anos com a Nike.

As premiações são igualmente vultosas. Ao vencer Rublev nesta fase do torneio do Grand Slam, Fonseca recebeu US$ 125 mil (R$ 756 mil pelo câmbio de hoje). Está longe de ser a maior bolada recebida pelo jovem atleta: a vitória invicta no torneio Nex Gen (Arábia Saudita) rendeu US$ 526 mil (R$ 3,3 milhões) em dinheiro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.