IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Cosan conclui acordo para formação de joint venture com Shell

07/04/2011 11h51

SÃO PAULO - A Cosan e a Shell foram bem sucedidas nas negociações do acordo para formação da joint venture. Em fato relevante divulgado ao mercado, foi assinado um termo complemetar em que se estabeleceu que a operação do segmento de varejo de açúcar ficará com a Cosan. Também foi definida a taxa de câmbio média para conversão da primeira parcela do caixa a ser recebido pela Shell e da dívida líquida a ser contribuída pela Cosan, fixada em R$ 1,6287 (taxa Ptax de 31 de março).

A companhia prevê para o primeiro semestre a formalização da Raízen SA, Raízen Energia e Raízen Combustíveis, empresas que são fruto da joint venture. O tempo é necessário para a conclusão da reorganização societária na Shell Brasil Limitada, que permitirá a separação dos ativos que não serão incluídos na parceria. Vale lembrar que a formação da joint venture ainda está sendo analisada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o que, segundo a Cosan, não suspende a integração das companhias.

A Raízen, que une as operações de combustíveis e de açúcar e etanol produzidos a partir de cana-de-açúcar das duas empresas, será a terceira maior distribuidora de combustíveis do Brasil, com faturamento anual estimado de R$ 50 bilhões.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)