IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

S&P eleva perspectiva de rating do Brasil para positiva

23/05/2011 20h06

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Standard & Poor's revisou de "estável" para "positiva" a perspectiva para o rating de crédito soberano de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil.

Isso significa que o Brasil seria mais recomendável para investidores. No entanto, agências de avaliação de risco, como a  Standard & Poor's, foram criticadas por terem falhado na detecção de problemas que levaram à crise global de 2008/2009.

Segundo o analista de crédito da S&P, Sebastian Briozzo, a previsão positiva para o país reflete as expectativas de crescimento estável do PIB no longo prazo, além de déficits fiscais e de conta corrente "modestos, que devem gradualmente reduzir a vulnerabilidade do país a choques externos negativos".

A S&P também considerou que a estrutura econômica diversificada da economia brasileira, a classe média crescente e o potencial para exportações mais altas deveriam sustentar o crescimento do PIB e a liquidez externa nos próximos três a cinco anos.

A agência considerou ainda que passos recentes para conter pressões inflacionárias de curto prazo demonstram o compromisso do governo em conter riscos macroeconômicos.

(Luciana Seabra | Valor)