IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Paraguai pede que países vizinhos enviem especialistas em aftosa

05/10/2011 14h24

SÃO PAULO - O Paraguai solicitou hoje o envio de especialistas em saúde animal dos países vizinhos para atuarem no combate ao foco de febre aftosa descoberto em seu território.

O pedido foi realizado após reunião do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP), no Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal, em São Paulo. O comitê é composto pelos chefes de defesa sanitária animal de Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

O diretor do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), Otorino Cosivi, também participou do encontro.

Apesar da solicitação, o comitê considerou adequadas as medidas tomadas pelo Paraguai.

"Entendemos que as autoridades paraguaias trabalharam de maneira satisfatória", disse Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e represente do Brasil no grupo.

O número de especialistas --entre veterinários, epidemiologistas e técnicos em vigilância--, a serem enviados ao Paraguai ainda não está definido, informou o diretor do Serviço Pecuário Oficial do Paraguai (Senacsa), Carlos Simón.

O executivo do Senacsa encontra-se na tarde de hoje com o diretor do Panaftosa, Otorino Cosivi. No encontro, deve informar o número e a qualificação dos especialistas. "Os primeiros técnicos devem chegar à região em meados deste mês", estimou Guilherme Marques.

(Luiz Henrique Mendes | Valor)