IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Maioria dos executivos não usa terno para trabalhar, diz pesquisa

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Valor

24/11/2011 15h17

Os hábitos de profissionais com altos cargos executivos - em nada relacionados ao estilo de liderar - foram diagnosticados por uma pesquisa da CareerBuilder, que analisou a vida de mais de 500 CEOs e diretores de empresas americanas. Os resultados mostram algumas preferências desses gestores, como dividir o cabelo para a direita, levar almoço de casa para o trabalho, não usar terno e dirigir uma SUV.

Uma surpresa constatada pelo levantamento é a impopularidade do terno - roupa que faz parte do imaginário de muita gente como símbolo de poder, mas que apenas 14% dos profissionais em cargos de liderança usam para ir trabalhar. A maioria (63%) prefere vestir traje social casual, que não exige gravata ou salto alto. Até roupas informais como jeans e bermudas ganham do terno completo ou tailleur, e são escolha de 18%.

Ainda assim, as cores mais usadas são sóbrias e formais. O preto é a preferência de 51% das mulheres e o azul marinho, de 41% dos homens. Vermelho e rosa, por sua vez, são a escolha de apenas 1% dos líderes pesquisados.

No horário de almoço, 41% levam comida de casa, 23% afirmam não ter tempo de almoçar no dia a dia, 19% comem em restaurantes à la carte e 17% apelam para o "fast food".

Quase um terço dos líderes (32%) evita beber álcool em ocasiões profissionais, como festas e "happy hours" corporativos - o que pode ser uma boa escolha, de acordo com consultores de etiqueta profissional. Entre os que não se importam em arriscar, o vinho (26%) e a cerveja (22%) são as opções preferidas.

Os carros mais populares no meio executivo são os modelos SUV, preferência de 27% dos gestores entrevistados. Automóveis sedã vêm em seguida, com 22%, e os de luxo são a escolha de 15%. E no item mais curioso da pesquisa, o lado para o qual os líderes mais costumam dividir o cabelo, a direita ganhou, com 31%. Mas a esquerda não ficou muito atrás, com 27%.

(Letícia Arcoverde | Valor)