IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Vendas em shopping centers crescem 6% no Natal e avançam 10% no ano

26/12/2012 11h11

As vendas nos shopping centers devem fechar o ano com crescimento de 10% em relação a 2011, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop). O setor deve faturar R$ 123 bilhões no ano, considerando a abertura de 33 novos empreendimentos no país, em linha com a estimativa da entidade no começo do ano. No Natal, as vendas foram 6% maiores do que em 2011, resultado abaixo da expectativa inicial, que era de 7%.

O segmento de perfumaria e cosméticos apresentou maior crescimento nas vendas de Natal, de 14%, seguido por "joias e relógios", com avanço de 13%. A venda de calçados subiu 8%, a de eletroeletrônicos, 6%, e a de vestuário, 5%. A comercialização de brinquedos, por sua vez, saltou 7% ? o Natal é a segunda data mais importante para o segmento, concentrando 30% das vendas, atrás apenas do Dia das Crianças, que costuma representar 35% do volume anual.

No ano, os artigos de perfumaria e cosméticos também se destacaram, com avanço de 12%, mesma variação das vendas de brinquedos. O segmento de eletroeletrônicos também se destacou, com alta de 9%, impulsionada por televisores de tela fina, tablets e celulares. As vendas de calçados subiram 8% no ano e as de vestuário, 7%, estima a Alshop.

Segundo a entidade, cerca de dois terços das vendas anuais foram realizadas com cartões de crédito e débito, outros 15% com cartão próprio ou carnê de loja, 10% com cheque e 10% com dinheiro.

A Alshop leva dados junto a 150 empresas de varejo, que concentram 6.400 lojas em shoppings espalhadas pelo Brasil.

(Letícia Casado | Valor)