Natura investirá em higiene pessoal para recuperar mercado
Para recuperar o mercado perdido em 2012, a Natura aposta na inovação no segmento de higiene pessoal. Segundo Alessandro Carlucci, presidente da companhia, a empresa "terá um 'pipeline' de inovação bastante relevante para este ano focado em higiene, mais concentrado a partir do segundo semestre" para a recuperar participação.
Carlucci participa nesta sexta-feira de teleconferência com analistas sobre os resultados do quarto trimestre, quando o lucro da empresa recuou 11%.
De acordo com ele, a empresa perdeu mercado devido a um crescimento "desproporcional" das categorias de desodorantes e xampus, impulsionado por movimentos de empresas que vendem no varejo.
"O varejo tem uma dominância e continuará a ter nessas categorias", disse. Carlucci afirmou que, nesses produtos de uso diário, a Natura não será líder, mas pretende ser "relevante".
"O sentimento é que neste ano [o mercado] começou um pouco mais lento, um pouco abaixo das nossas expectativas", afirmou.
Colômbia e México
O executivo afirmou também que as operações internacionais da empresa em implantação -- Colômbia e México -- atingiram um tamanho de receita que começa a diluir custos fixos. "É esperado que daqui para frente ganhem rentabilidade", disse.
Segundo Carlucci, o modelo de negócio da empresa demora a gerar resultados após ser implementado, mas, depois de atingir um certo patamar, a rentabilidade aumenta à medida que o faturamento cresce, como ocorreu nas operações internacionais em consolidação - Chile, Argentina e Peru.
"Estamos muito seguros de que os nossos negócios na América Latina vão continuar a crescer e a ganhar rentabilidade nos próximos anos", afirmou Carlucci.
(Adriana Meyge | Valor)
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