IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Etanol de milho dos EUA chegará também aos portos do Sudeste e Sul

Alessandro Shinoda/Folhapress
Imagem: Alessandro Shinoda/Folhapress

07/02/2014 17h32

Desde janeiro descarregando nos portos da região do Norte e do Nordeste, navios com etanol de milho dos Estados Unidos estão programados para chegar também a terminais portuários de Santos (SP) e de Paranaguá (PR). Traders estimam que no trimestre de janeiro a março, em torno de 200 milhões de litros de etanol de milho vão entrar no país. Desse total, 80 milhões de litros devem entrar nos portos do Sudeste.

Segundo informações da agência Williams, um navio com cerca de 30 milhões de litros de etanol de milho deve chegar na próxima segunda-feira ao porto de Paranaguá (PR) onde vai descarregar 5,7 milhões de litros do biocombustível americano. No dia 12, a embarcação atraca em Santos para descarregar 24 milhões de litros. Segundo fontes, a carga pertence à trading Copersucar e ao grupo Tonon Bioenergia.

Esse navio tinha como destino apenas o porto de Santos, no entanto, como havia limitações no calado do porto paulista, a embarcação teve que ir a Paranaguá deixar parte da carga.

Nos portos do Nordeste, já desembarcaram em janeiro e na primeira semana de fevereiro cerca de 22 milhões de litros do bicombustível americano, basicamente em São Luís (MA) e em Suape (PE). No dia 13 deste mês, mais uma embarcação chega ao porto maranhense para descarregar 1,262 milhão de litros.

O volume que será desembarcado nesse trimestre se refere à carga contratada no ano passado antes de os preços do etanol nos EUA subirem, explica um trader. "Os importadores trouxeram o biocombustível para cumprir contratos no mercado interno", disse o especialista em comércio de etanol, para quem esses volumes não devem interferir nos preços domésticos do biocombustível.

O volume de 200 milhões de litros de etanol que devem entrar no país até março equivale a menos de 0,7% da produção brasileira do biocombustível, estimada em 27,3 bilhões de litros em 2013/14.