Topo

Estamos na encruzilhada entre a guerra e paz, afirma Obama

24/09/2014 12h42

O mundo está em uma "encruzilhada entre a guerra e a paz, entre a desordem e a integração, entre o medo e a esperança", sustentou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em discurso perante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

"A brutalidade no Iraque e na Síria nos força a olhar o coração das trevas", afirmou Obama, pouco depois da abertura de seu pronunciamento. "Devemos rejeitar o cinismo e a indiferença quando se trata de questões humanas", enfatizou.

O dirigente dos EUA admitiu que, apesar dos esforços ainda em andamento, o mundo ainda não fez o suficiente contra o extremismo. "Não combatemos de forma suficiente o extremismo em diferentes partes do mundo", afirmou Obama na ONU.

Obama deixou claro, contudo, o compromisso dos Estados Unidos com a "destruição" do grupo Estado Islâmico, novamente referido por Obama como um "câncer" . Não há qualquer tipo de negociação com este mal", afirmou.

"Neste século enfrentamos um tipo de terrorismo que perverteu uma grande religião", disse Obama, acrescentando que "os Estados Unidos não estão nem nunca estarão em guerra contra o Islã". "Guerra religiosa é o refúgio dos extremistas e alimenta o fanatismo", observou Obama.

"Nesta encruzilhada, os EUA não se afastarão do que precisa ser feito", prometeu Obama ao fim do discurso, embora tenha enfatizado, em diferentes momentos da apresentação, que não pretende enviar tropas americanas para "ocupar terras estrangeiras". "Não atuaremos como uma força de ocupação. Estimularemos nossos aliados contra o extremismo", disse.

Na visão de Obama, "o Iraque está próximo a cair de novo no abismo, mas esta maré pode ser revertida". Disse também que não há solução militar para o conflito da Síria, onde os EUA iniciaram nesta semana ataques aéreos a posições controladas pelo grupo Estado Islâmico. Segundo Obama, a solução para a Síria é política, com transição de regime.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estamos na encruzilhada entre a guerra e paz, afirma Obama - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia