Topo

ONS: Nível de água nas usinas do Sudeste cai, mas supera previsão

01/10/2014 11h42

Os reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que concentram 70% da capacidade de armazenamento do país, fecharam setembro com estoque de 25,3%, queda acumulada de cinco pontos percentuais no mês. O nível alcançado, contudo, superou a estimativa inicial do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), de 24,2%.

A expectativa atual do órgão para o nível de armazenamento das usinas do Sudeste e Centro-Oeste no fim de outubro, quando termina o período seco, é de 22,4%. O volume é superior à estimativa indicada pelo órgão meses atrás, de 18,5%, quando iniciou uma política de operação com objetivo de preservar águas nos reservatórios das usinas mais críticas.

Nesta sexta-feira, o operador divulgará uma nova previsão de armazenamento dos lagos das hidrelétricas das duas regiões para o fim de outubro.

Com relação ao Nordeste, onde a situação também é crítica, o nível de estoque dos reservatórios das usinas fechou setembro em 21,9%, com queda acumulada de 5,3 pontos percentuais ao longo do mês. A estimativa do ONS para o fim de outubro é de preocupantes 16,1%.

No Norte, as usinas encerraram setembro com 42,7% de armazenamento de água. O volume é 22 pontos percentuais inferior em relação ao início do mês, confirmando o tradicional movimento de queda acentuada do nível de estoque durante os meses do período seco na região. A previsão do operador é que as usinas do Norte cheguem ao fim do período seco, no último dia de outubro, com 36,5%.

Com relação à região Sul, onde o movimento é tradicionalmente inverso, as hidrelétricas terminaram setembro com 75,5% de armazenamento, uma alta acumulada de dois pontos percentuais. O ONS trabalha com uma expectativa de que os reservatórios das usinas da região cheguem ao fim de outubro com 88,5%.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ONS: Nível de água nas usinas do Sudeste cai, mas supera previsão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia