Topo

Futuro ministro do Desenvolvimento aposta em acordo entre Mercosul a Europa

Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

01/12/2014 16h49Atualizada em 01/12/2014 18h40

Anunciado como novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o senador Armando Monteiro (PTB-CE) disse nesta segunda-feira (1º) que é possível concluir um acordo do Mercosul com a União Europeia de forma "satisfatória" nos próximos meses.

Monteiro vai substituir Mauro Borges, "que permanecerá no ministério até que seja concluída a transição e a formação da nova equipe", informou, em nota, o Palácio do Planalto.

"Estamos avançando no sentido de remover alguns obstáculos", afirmou o ministro indicado ao comentar sobre as perspectivas de acordos comerciais do Brasil com outros países e blocos econômicos.

Entre os temas "sensíveis" com a União Europeia, como ele classificou, estão "ofertas de bens industriais e também do setor primário, bens agrícolas".

Monteiro também defendeu um acordo entre o Mercosul e os países da Aliança do Pacífico --bloco que inclui, por exemplo, o Chile e a Colômbia.

"Temos oportunidade para avançar nessa área" de acordos comerciais, frisou o ministro indicado, que vai despachar junto com Borges na própria sede do Ministério e não no Palácio do Planalto como demais integrantes da transição do governo.

Ele ainda reconheceu que o Mercosul é "algo que representa uma construção feita ao longo do tempo", mas "há sempre necessidade de ajustes". Na avaliação de Monteiro, existem assimetrias entre os países que fazem parte do bloco.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Futuro ministro do Desenvolvimento aposta em acordo entre Mercosul a Europa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia