IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Lagarde diz que anúncio do Banco Central da Suíça foi uma "surpresa"

15/01/2015 17h19

A diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira (15) que o anúncio de hoje do Banco Central da Suíça foi "uma certa surpresa", em entrevista à emissora americana "CNBC".

Mais cedo, o Banco Nacional da Suíça informou que estava abandonando o teto de valorização do franco, de 1,20 ante o euro, que vigorava havia três anos.

Na entrevista, Lagarde contou que não foi avisada com antecedência da ação do BC suíço, que ela considerou "um pouco surpreendente". Segundo ela, porém, o presidente do BC suíço, Thomas Jordan, pode ter conversado com outro dirigente do FMI sobre o tema.

Lagarde disse que iria "reservar o julgamento sobre a pertinência da medida" para um momento posterior, após conversar com Jordan, abstendo-se agora, portanto, de emitir opinião sobre a medida em si.

A diretora-gerente do FMI previu que haverá "mais volatilidade" nos fluxos de capital e no câmbio, no momento em que os bancos centrais executam políticas não coordenadas.

Sobre o Federal Reserve, Lagarde disse apenas que o banco central americano irá "fazer um bom trabalho, olhando tudo e tomando a decisão correta no momento certo".

A expectativa é de que o BC americano eleve seus juros em algum momento de 2015. Segundo Lagarde, a economia americana "claramente está se saindo bem e é atualmente um grande motor para o crescimento."