Topo

Fitch reafirma nota de crédito da Rússia

03/07/2015 18h01


A agência de análise de risco Fitch Ratings reafirmou nesta sexta-feira o rating probabilidade de emissor (DR) da dívida de longo prazo em moeda estrangeira e local da Rússia em "BBB-", com perspectiva "negativa". O rating sênior da dívida não assegurada em moeda estrangeira e local também foi reafirmado em "BBB-". O rating teto foi mantido em "BBB-" e o rating de curto prazo em "F3".

Em nota, a agência disse que o rating "BBB-" "se equilibra em um forte balanço soberano e baixa necessidade de financiamento soberano contra uma fraqueza estrutural (dependência das commodities e risco de governança), elevada volatilidade e tensão geopolítica".

A Fitch prevê que a economia russa vai contrair 3,5% este ano, depois de sofrer múltiplos choques em 2014: queda nos preços do petróleo, depreciação do rublo e a imposição de sanções pelos Estados Unidos e União Europeia em resposta ao conflito na Ucrânia. Nos três primeiros meses do ano, a economia russa contraiu 2,2%.

De acordo com a agência, um rebaixamento da nota da Rússia pode ser desencadeado por um ou mais fatores de risco: renovada volatilidade da taxa cambial, o que pode gerar a necessidade de apoio financeiro público ao setor bancário; novo declínio dos preços do petróleo ou prolongamento da recessão em 2016, o que complicaria a tarefa de consolidação fiscal; redução em ritmo mais acelerado que o previsto nas reservas internacionais, como reflexo de uma fuga de capitais mais intensa ou aceleração da dolarização doméstica; e uma intensificação nas sanções ou um evento de risco geopolítico.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fitch reafirma nota de crédito da Rússia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia