IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Rebaixamento de rating da Petrobras é "situação passageira", diz Braga

11/09/2015 10h33

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou nesta sexta-feira que o rebaixamento da nota da Petrobras é um "situação passageira". Segundo ele, a nova classificação é "uma consequência do rebaixamento da nota do próprio país".

Ontem, a Standard & Poor's (S&P) cortou a nota da empresa de "BBB-" para "BB", um degrau abaixo da classificação soberana do Brasil - que anteontem caiu para "BB+", nível especulativo. Com o ajuste, a estatal de petróleo perdeu o grau de investimento de uma segunda agência de classificação de risco, pois, em fevereiro, o mesmo já havia acontecido com a Moody's, pela qual a companhia é hoje classificada em "Ba2".

Braga afirmou que o rebaixamento da Petrobras não deve trazer novas consequências, pelo fato de a companhia apresentar números cada vez mais consistentes e pelo fato de que "toda a sua demanda de crédito estar resolvida". Segundo o ministro, a companhia já cobriu sua necessidade de crédito no médio e longo prazos.

Para Braga, o corte de rating do Brasil reforça a importância de o governo resolver a questão fiscal, com a necessidade de diminuição maior das despesas.

Entenda o que é o ajuste fiscal do governo em um minuto