Topo

Moody's mantém perspectiva negativa para bancos brasileiros

08/10/2015 20h25



A agência de classificação de risco Moody's manteve a perspectiva negativa atribuída aos bancos brasileiros, afirmando que as instituições financeiras locais devem enfrentar em 2016 um aumento das taxas de inadimplência e pressão sobre seus lucros.

"Nós acreditamos que a recessão da economia brasileira vai continuar no ano que vem, aumentando o risco dos ativos e pressionando a rentabilidade dos bancos - portanto, decidimos manter a perspectiva negativa", escreve Ceres Lisboa, vice-presidente sênior da agência, em relatório.

Na visão da Moody's, o aumento do desemprego e a queda na produção industrial apontam para uma elevação na taxa de calotes, que, por ora, se mantém estável perto de 3%. A agência defende que os bancos públicos, que cresceram rapidamente em ativos de maior risco nos últimos anos, devem enfrentar uma pressão ainda maior na qualidade do crédito.

A Moody's também avalia que os bancos têm um espaço reduzido para aumentar a receita de tarifas e conseguir mais ganhos de eficiência no próximo ano. Ao mesmo tempo, a queda de volumes de crédito e a elevação dos gastos com provisões vão derrubar a rentabilidade.

Por outro lado, como as instituições estão bem capitalizadas, na visão da Moody's, devem conseguir absorver eventuais perdas sem "stress financeiro significativo", escreve Ceres Lisboa. Ainda assim, a agência pondera que alguns bancos de menor porte estão mais "vulneráveis" a riscos de "funding", dada a limitada escala de suas operações e a concentração de sua captação de recursos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Moody's mantém perspectiva negativa para bancos brasileiros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia