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Inflação no e-commerce cai pelo 2º mês em agosto, diz Fipe/Buscapé

20/09/2016 13h05

Os preços no comércio eletrônico brasileiro tiveram alta de 6,01% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2015, segundo o Índice Fipe/Buscapé. O resultado significa o segundo mês consecutivo de queda, indicando um avanço mais lento nos preços e colocando o índice acumulado no ano em 6%. Em 2015, a inflação acumulada do varejo eletrônico foi de 11%.

"A partir de setembro, mês em que diversas lojas do varejo online comemoram seus aniversários com promoções e descontos de até 60%, somando ainda o Dia das Crianças em outubro e os preparativos para a chegada do período de Natal, podemos ter uma redução ainda maior no ritmo de inflação, apontando para o centro da meta do governo", diz, em nota, Sandoval Martins, presidente do Buscapé Company.

De acordo com o executivo, a redução no ritmo da inflação no e-commerce também pode ser explicada pela alta competitividade do setor, que obriga as empresas a negociar e oferecer melhores ofertas ao consumidor.

Inflação por produtos

No período de agosto de 2015 a agosto de 2016, dos dez grupos pesquisados pelo Índice Fipe/Buscapé, nove apresentaram aumento de preço e apenas um registrou queda, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de 1,17%, em telefonia, a um aumento de 9,08% em eletrodomésticos.

O generalizado reajuste de preços no período anual foi bastante influenciado pela elevação do câmbio, que tem impacto direto sobre os preços de produtos eletrônicos, com forte presença no comércio virtual.

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